Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Taques, Mariana Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Elizangela Kempfer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:14:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:14:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46997 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46997 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Ms. Mariana F. Taques | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho busca apresentar a proposta do Estado do Paraná através da Secretaria da Educação de diminuir os índices de evasão e reprovação do Ensino Médio através da elaboração e desenvolvimento do Ensino Médio por Blocos de Disciplinas Semestrais (EMBDS). Busca-se, neste artigo, analisar a criação do Ensino Médio por Blocos de Disciplinas Semestrais através da legislação vigente evidenciando a preocupação do Governo em desenvolver uma educação de qualidade para os jovens e adultos dessa modalidade de ensino. Apresenta dados coletados no Colégio Estadual Carlos Gomes – EFM, o qual fez a opção pelo EMBDS desde 2009. O Estudo tem como objetivo compreender as vantagens e/ou desvantagens do EMBDS, através da compreensão do seu funcionamento e dos resultados do questionário aplicado aos membros da comunidade escolar do colégio acima citado. Ainda, busca identificar os limites e as perspectivas desse modelo de ensino para a realidade do Colégio Estadual Carlos Gomes – EFM da cidade de Pato Branco. | - |
Formato: dc.format | 20 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Título: dc.title | Ensino médio por blocos de disciplinas semestrais no Colégio Estadual Carlos Gomes - EFM : limites e perspectivas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: