A indisciplina no espaço escolar nos anos finais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHammerschmitt, Ida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorNemer, Thais Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:33:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:33:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/46986-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46986-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ida Hammerschmitt-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Já há algumas décadas o problema da indisciplina por parte do alunado tem aumentado significativamente nas escolas, tanto nas públicas quanto nas particulares, desenvolvendo com isso, uma série de impasses sendo que o maior deles é o chamado obstáculo pedagógico, ou seja, há uma dificuldade visível na sala de aula, na relação professor-aluno. Com isso, o processo ensino-aprendizagem vem demonstrando fragilidade, com resultados desfavoráveis e mais ainda, alguns professores cansados e desanimados diante a falta de respeito, falta de disciplina, insolência, bullying. Os educadores, sem saber ao certo como lidar com a situação e na maioria das vezes, culpando apenas o aluno pela indisciplina. As queixas dos professores são muitas, dentre elas a falta do acompanhamento familiar e apoio educativo para refrear esse tipo de situação. No entanto, alguns pesquisadores, afirmam que a indisciplina também está atrelada, dentre outras coisas, à falta de planejamento pedagógico da escola, uma vez que se faz necessária a intervenção do Coordenador Pedagógico, juntamente com os professores, família, alunos e alguns segmentos sociais envolvidos com a escola. Com a participação de todos pode-se desenvolver uma série de ações voltadas à reflexão e ampliação do diálogo para sanar ou melhorar a qualidade do ensino na escola. A partir destas premissas, esta pesquisa de cunho bibliográfico, intenciona conhecer os conceitos e teorias relacionadas à indisciplina e também as sugestões apresentadas pelos estudiosos do assunto, no que diz respeito a um novo olhar para os alunos indisciplinados, problema este que tanto aflige o ambiente escolar.-
Formato: dc.format24 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA indisciplina no espaço escolar nos anos finais do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.