Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hammerschmitt, Ida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Nemer, Thais Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:33:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:33:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46986 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46986 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ida Hammerschmitt | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Já há algumas décadas o problema da indisciplina por parte do alunado tem aumentado significativamente nas escolas, tanto nas públicas quanto nas particulares, desenvolvendo com isso, uma série de impasses sendo que o maior deles é o chamado obstáculo pedagógico, ou seja, há uma dificuldade visível na sala de aula, na relação professor-aluno. Com isso, o processo ensino-aprendizagem vem demonstrando fragilidade, com resultados desfavoráveis e mais ainda, alguns professores cansados e desanimados diante a falta de respeito, falta de disciplina, insolência, bullying. Os educadores, sem saber ao certo como lidar com a situação e na maioria das vezes, culpando apenas o aluno pela indisciplina. As queixas dos professores são muitas, dentre elas a falta do acompanhamento familiar e apoio educativo para refrear esse tipo de situação. No entanto, alguns pesquisadores, afirmam que a indisciplina também está atrelada, dentre outras coisas, à falta de planejamento pedagógico da escola, uma vez que se faz necessária a intervenção do Coordenador Pedagógico, juntamente com os professores, família, alunos e alguns segmentos sociais envolvidos com a escola. Com a participação de todos pode-se desenvolver uma série de ações voltadas à reflexão e ampliação do diálogo para sanar ou melhorar a qualidade do ensino na escola. A partir destas premissas, esta pesquisa de cunho bibliográfico, intenciona conhecer os conceitos e teorias relacionadas à indisciplina e também as sugestões apresentadas pelos estudiosos do assunto, no que diz respeito a um novo olhar para os alunos indisciplinados, problema este que tanto aflige o ambiente escolar. | - |
Formato: dc.format | 24 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A indisciplina no espaço escolar nos anos finais do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: