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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mendes Junior, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Pécora Junior, José Eduardo, 1976- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | - |
Autor(es): dc.creator | Messias, Vanessa dos Santos Negrão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:06:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:06:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/46977 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46977 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Ricardo Mendes Junior | - |
Descrição: dc.description | Coorientador : Prof. Dr. José Eduardo Pécora Junior | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 24/02/2017 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 74-80 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O Brasil é o maior exportador de soja do mundo, de acordo com a OCDE/FAO, (2015) e a CONAB (2016). Contudo, transportar o grão do interior do país com destino ao mercado externo é um desafio logístico. Devido à concentração da produção no eixo centro-sul do país, composto por estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, os produtos agrícolas percorrem grandes distâncias para chegar até os portos marítimos. Apesar do volume produzido e da distância percorrida, mais da metade da produção depende de rodovias e caminhões para chegar ao destino, já que não há ampla oferta de outros modais de transporte. Neste contexto, tem havido um esforço estratégico de criação de novas rotas hidroviárias e ferroviárias para escoamento da produção, tanto dentro do Brasil, como com destino à exportação. A criação de programas como o Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), que prevê obras de infraestrutura logística visando à desconcentração no modal rodoviário, a fim de criar equilíbrio na matriz de transportes brasileira, é um reflexo desta necessidade de mudança no transporte brasileiro. Assim, o objetivo deste trabalho é encontrar, dentre essas obras, aquelas que tenham relevância em termos de redução de custos para a cadeia agrícola, de forma a criar um ambiente multimodal para o transporte de cargas. Para isso, desenvolveu-se um modelo matemático de programação linear mista, para resolver o problema do fluxo de transporte desses grãos. Foram gerados cenários, escolhidos por critério de relevância nacional, otimizados com o auxílio do software AIMMS (Advanced Integrated Multidimensional Modeling Software). Os resultados do trabalho indicam que apenas 3 das 22 obras escolhidas do PNLT revertem-se em redução de custos logísticos. Além disso, dentre aqueles cenários favoráveis para a cadeia estudada, é possível notar um esgotamento da capacidade dos portos de exportação. Palavras-chave: Logística, Infraestrutura de Transportes, Otimização, Custos do Agronegócio | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Brazil is the world's biggest soy exporter, according to OCDE/FAO (2015) and (CONAB (2016). However, transporting the bean from the countryside destined to the foreign market is a logistical challenge. Due to the production concentration on the center-south axis of the country, formed by the States on the Midwest, Southeast and South regions, agricultural products go through great distances to reach the seaports. Despite the volume carried and the distance traveled, more than half the production will be transported by trucks to its destination since the offer of other modes of transport is not enough to handle the needs. In this context, there has been a strategic effort for the construction of new waterways and railroads for the flow of production, both within Brazil and for exporting. The creation of programs such as The National Plan for Logistics and Transport (in Portuguese, PNLT), which provides logistics infrastructure projects, aiming the balance in the Brazilian transportation matrix, is a reflection of the necessity to change Brazilian transport. Thus, the purpose of this work is to prioritize, among these projects, those that are relevant to the agricultural supply chain, when it comes to costs reduction, to create a multimodal scenario to the cargo transportation system. For this, a mathematical model was developed, using mixed linear programming, to solve the problem of the transport flow of these grains. The scenarios generated were chosen according to their national relevance and optimized using AIMMS (Advanced Integrated Multidimensional Modeling Software). The results of this work indicate that 3 of the 22 chosen roads included in the PNLT turns into logistics cost reduction. Also, among those favorable scenarios for the agricultural chain, it is possible to notice that the exportation ports are operating close to their capacity. Keywords: Logistics, Transportation Infrastructure, Optimization, Agribusiness' Costs | - |
Formato: dc.format | 80f. : il. grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logística empresarial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distribuição de mercadorias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte de mercadorias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Multimodalidade como estratégia logística para o transporte de commodities agrícolas no centro-sul do Brasil : o papel do PNLT no equilíbrio da matriz | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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