Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Luciane Mulazani dos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática-
Autor(es): dc.creatorDrabach, André Luiz Mognol-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:37:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:37:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/46973-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46973-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Luciane Mulazani dos Santos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática. Defesa: Curitiba, 16/02/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 98-100-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Matematica-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho são apresentados passos de uma pesquisa de Mestrado na tentativa de descrever um caminho trilhado por livros didáticos de Matemática destinados à Educação do Campo, desde sua concepção até o instante em que o professor faz seu uso numa sala de aula da Escola Municipal do Campo Contestado, na Lapa - PR. Inicialmente, apresenta-se o contexto histórico do Programa Nacional do Livro Didático do Campo, o PNLD Campo, e os editais de convocação para o processo de inscrição, avaliação, escolha e distribuição de obras didáticas. Descreve-se o processo editorial de desenvolvimento do livro didático pautado na experiência profissional do pesquisador e adotam-se os procedimentos de pesquisa da História Oral para entrevistar a diretora e a professora de Matemática da escola, com a intenção de levantar tópicos relevantes que fundamentam a escolha e concepção de uso do livro didático de Matemática, bem como mapear as características da realidade em que a escola está inserida. Palavras-chave: Livro didático de Matemática; Educação do Campo; História Oral, Educação Matemática.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This paper presents the steps taken in a research for the Master's degree thesis which describes a path followed by Math textbooks aimed at Field Education, since its conception to the moment when a teacher uses them in the classroom at Campo Contestado Municipal School, located in the city of Lapa, state of Paraná. Firstly, it is presented the historical background of the National Field Textbook Program (PNLD Field) and the call notice for registration, evaluation, choice and distribution of the textbooks. The editorial process of the development of the textbooks is described based on the researcher's professional experiences. The search procedures of Oral History were adopted to interview the principal and the Math teacher of the abovementioned school in order to gather important topics that base the choices and the conceptions of the use of Math textbooks, as well as to map some real situations which the school is taking part of. Keywords: Math textbook; Field Education; Oral History; Math Education.-
Formato: dc.format110 f. : il.; retrs, colors.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMatematica-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Livros didaticos-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria oral-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleLivro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.