Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hammerschmitt, Ida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Vanessa Carla dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:34:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:34:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46970 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46970 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ida Hammerschmitt | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A avaliação é um dos espelhos mais fiéis da sociedade à qual o sistema educacional está servindo. Através da avaliação verifica-se, o mais exatamente possível, se a escola está passando eficientemente para as novas gerações, os valores e prioridades que regem a vida em sociedade. Na escola, a avaliação é o espaço pedagógico específico entre "o que é" e "o que deve ser". As concepções da Avaliação Educacional e seus consequentes modelos metodológicos são adequados ao ideal de eficiência da escola em adaptar o indivíduo à vida. As atividades e disciplinas selecionadas para entrarem na composição curricular, inclusive os tópicos escolhidos dentro de cada disciplina, correspondem sem dúvida a uma ordem de prioridade vigente na sociedade na sociedade mais ampla, onde a escola se insere. No entanto, "avaliar é tarefa complexa, especialmente quando o objetivo é a aprendizagem humana" (AMARAL, 1971 apud VASCONCELOS,1992). Nessa direção pretende-se objetiva-se refletir sobre indagações a respeito das avaliações nos anos iniciais, com foco nos processos de avaliação do 1º ano do Ensino Fundamental, voltado ao ensino e ao aprendizado de Matemática. Na escola, a avaliação, determina a competência do aluno no desenvolvimento de seus trabalhos, durante um período determinado de tempo. Analisa-se neste estudo, que no ensino fundamental, a aprendizagem algumas vezes não é avaliada e sim examinada, e estes exames, em muitas escolas, seguem sendo feitos com instrumentos tradicionais. Para uma melhora no processo de avaliação de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, neste estudo, à luz de autores como: Perrenoud (1999), Àriés (1986), Vasconcellos (1992), Esteban (2003) entre outros, estabelecem-se reflexões sobre métodos avaliativos mais dinâmicos, subsidiando o professor e o aluno no reconhecimento de seus avanços nos processo avaliativos. Uma avaliação contínua, que antecede, acompanha e sucede o trabalho pedagógico. | - |
Formato: dc.format | [28 p.] : grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A avaliação em matemática nos anos iniciais do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: