
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Biasi, Simoni Vilant de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Tezin, Vanessa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:52:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:52:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46968 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46968 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Simoni Vilant de Biasi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que buscou analisar a participação da família na educação escolar, na qual se indagou se essa determina o desempenho escolar dos alunos. Foi aplicado um questionário aos familiares de dois grupos de alunos a fim de correlacionar a participação da família com as notas obtidas no SAEP (Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná no ano de 2013). Argumentando teoricamente sobre a importância da interação entre essas instituições constatando que a participação dos pais interfere significativamente no rendimento escolar dos alunos, a pesquisa evidenciou que as famílias dos alunos que apresentam os melhores desempenhos participam mais da vida escolar de seus filhos. A interação entre essas instituições é apontada como um desafio, no entanto, este estudo apresenta algumas possibilidades, visando garantir aos alunos um melhor desempenho escolar. | - |
| Formato: dc.format | 19 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A família como fator determinante no desempenho escolar dos alunos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: