A formação do professor na perspectiva da inclusão

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Autor(es): dc.contributorHammerschmitt, Ida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Vanessa Turcheti da Costa Leite de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:52:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:52:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/46966-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46966-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ida Hammerschmitt-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A pesquisa objetiva analisar a importância da preparação e formação dos docentes que atuam em classes de ensino regular para o atendimento a alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), bem como, analisar o apoio ofertado pela rede Municipal de Ensino de Paranaguá. A inclusão dos alunos com NEE em classes regulares foi uma conquista muito significativa para o processo de inclusão educacional, mas o que se constata é que esse processo vai além da inserção física destes, pois é preciso garantir um ensino de qualidade, um atendimento especializado e ofertas de redes de apoio, para que de fato esta inclusão faça valer os direitos na legislação vigente. Este trabalho baseou-se num estudo bibliográfico e na entrevista aplicada aos professores procurando responder a seguinte questão: Qual a formação ofertada aos professores para o atendimento de alunos com NEE em classes regulares, e qual o apoio oferecido a eles para efetivação de uma prática educacional inclusiva? A pesquisa foi realizada em uma escola Municipal de Paranaguá. A pesquisa de campo articulada aos fundamentos teóricos evidencia que as práticas que cercam esse trabalho educacional, nem sempre estão de acordo com as Políticas de Inclusão. Evidencia-se também o avanço que ouve com relação à assistência e procedimentos tomados pela secretaria Municipal de Educação de Paranaguá em escola vinculada a esta rede de ensino.-
Formato: dc.format23 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA formação do professor na perspectiva da inclusão-
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