Processo educativo no 2º ano do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArtigas, Nádia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSantiago, Vera Lúcia Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:43:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:43:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/46959-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46959-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Nádia Artigas-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo aborda as dificuldades e limitações que ocorrem no processo de ensino-aprendizagem dentro do contexto de uma Escola Municipal do município de Almirante Tamandaré, em uma turma de 26 alunos de 2º ano do Ensino Fundamental. Justifica-se o estudo desta temática, pois são poucos os estudos deste tipo tendo em vista a realidade apresentada no Município de Almirante Tamandaré. Desse modo é importante somar esforços para compreender esta problemática dentro deste contexto local, revelando as especificidades inerentes à comunidade escolar observada. O estudo está baseado em pesquisa bibliográfica, de referenciais teóricos, documental, considerando os principais documentos pedagógicos da escola: o projeto político-pedagógico, o livro registro de classe, as atas e fichas do conselho de classe, além índices de rendimento da escola, bem como, dos dados do IDEB. Os objetivos deste trabalho constituíram-se em pesquisar e identificar os determinantes do baixo índice de rendimento e os determinantes dos índices relativos ao bom desempenho escolar, além de viabilizar a proposição de ações que visem melhorar o desempenho dos alunos com baixo rendimento. As análises demonstraram que a falta de um espaço escolar próprio, o número de faltas dos alunos no decorrer do ano, as horas de aulas reduzidas diariamente, são determinantes para uma aprendizagem de baixo desempenho escolar.-
Formato: dc.format24 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Título: dc.titleProcesso educativo no 2º ano do ensino fundamental-
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