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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cecatto, Andrea | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Pondelek, Alethéa Cornelsen Franklin | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:08:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:08:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46958 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46958 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Andrea Cecatto | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho objetiva caracterizar a perspectiva de professores, pais e alunos sobre a Educação em Tempo Integral e discutir as implicações da retomada da ideia da extensão do tempo de permanência dos alunos nas escolas para as discussões acerca do currículo do ensino básico, a responsabilidade que cada um tem sobre um estudante que permanece nove horas em uma Unidade de Ensino. Essa responsabilidade é de toda a comunidade escolar e representa uma oportunidade para uma melhor socialização no convívio social. O estudante que permanece esse período na escola obtém práticas e valores novos nas oficinas oferecidas. A legislação a respeito, recente e ainda pouco conhecida até pelo professorado, coloca a questão nos termos mais amplos possíveis: a Educação em Tempo Integral deve oferecer uma educação de qualidade, provendo o aluno com maiores necessidades, um aprendizado mais efetivo. Nesse sentido, explicita-se a necessidade da continuidade das investigações, focalizando o tratamento dispensado às questões da cultura nas propostas de estados e municípios que a tomam como eixo de integração curricular. | - |
| Formato: dc.format | [12] p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Título: dc.title | A escola em tempo integral | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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