Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Vicentina da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:22:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:22:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46956 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46956 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Ademir Aparecido Pinhelli Mendes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo desse estudo é investigar as razões das altas taxas de evasão no Colégio Estadual Igléa Grollmann, de Cianorte, entre os alunos do primeiro ano do ensino médio noturno. Para a composição da amostra, tomou-se o universo dos evadidos do ano de 2013, onde mais de 50% não terminaram o primeiro ano no referido colégio. A técnica utilizada foi a de coleta de dados através de um questionário. Segundo a perspectiva do aluno evadido, os motivos que o levaram a sair do curso relacionam-se à questão socioeconômica, gravidez e à falta de interesse com relação aos estudos naquele momento. Os resultados mostram a necessidade de mudanças desde o currículo atual até à redefinição do papel do aluno e do professor em especial, do ensino noturno. | - |
Formato: dc.format | 15 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Título: dc.title | A mediação do coordenador pedagógico na contenção da evasão escolar no ensino médio no período noturno de uma escola pública | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: