Alunos com deficiência intelectual no ensino regular : avanços e retrocessos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Humberto Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Antonio Charles Santiago-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorJesus, Adriane Aparecida Carneiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:23:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:23:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/46955-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46955-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Humberto Rodrigues de Lima.-
Descrição: dc.descriptionCoorientador : Antonio Charles Santiago.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo apresenta de modo sintetizado como a inclusão foi concebida no decorrer da história, alguns movimentos e aspectos legais que amparam esse importante movimento em prol do acesso e participação das pessoas com deficiência no ensino. Pretende-se analisar a concepção de um grupo de docentes e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Castro/Pr a respeito da inclusão do aluno com deficiência intelectual. Nota-se que as questões relatadas pelos envolvidos são semelhantes a de muitos professores do nosso país: dificuldade para atender de maneira individualizada o aluno, recursos físicos, formação continuada, apoio dos pais, dentre outros. Paralelamente às opiniões dos professores e coordenadores procurou-se citar o ponto de vista de especialistas sobre a temática, considerando sempre que é de fundamental importância que os alunos com deficiência tenham, além do acesso à escola, a oportunidade de aprender, que a escola repense sua prática, seu currículo, tornando-o possível e alcançável aos alunos.-
Formato: dc.format26 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIncapacidade intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleAlunos com deficiência intelectual no ensino regular : avanços e retrocessos-
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