Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Humberto Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Antonio Charles Santiago | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Adriane Aparecida Carneiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:23:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:23:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46955 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46955 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Humberto Rodrigues de Lima. | - |
Descrição: dc.description | Coorientador : Antonio Charles Santiago. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo apresenta de modo sintetizado como a inclusão foi concebida no decorrer da história, alguns movimentos e aspectos legais que amparam esse importante movimento em prol do acesso e participação das pessoas com deficiência no ensino. Pretende-se analisar a concepção de um grupo de docentes e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Castro/Pr a respeito da inclusão do aluno com deficiência intelectual. Nota-se que as questões relatadas pelos envolvidos são semelhantes a de muitos professores do nosso país: dificuldade para atender de maneira individualizada o aluno, recursos físicos, formação continuada, apoio dos pais, dentre outros. Paralelamente às opiniões dos professores e coordenadores procurou-se citar o ponto de vista de especialistas sobre a temática, considerando sempre que é de fundamental importância que os alunos com deficiência tenham, além do acesso à escola, a oportunidade de aprender, que a escola repense sua prática, seu currículo, tornando-o possível e alcançável aos alunos. | - |
Formato: dc.format | 26 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incapacidade intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Título: dc.title | Alunos com deficiência intelectual no ensino regular : avanços e retrocessos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: