Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Antonio Charles Santiago | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Barausse, Vilma Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:13:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:13:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46953 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46953 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Antonio Charles Santiago | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Educação Infantil é uma etapa fundamental no desenvolvimento da criaça, pois propicia um processo educativo permante, dinâmico, criativo, interativo, com enfoque interdisciplinar, pautadas na aquisição de habilidades e competências. O primeiro contato da criança com o mundo é mediado pela família, depois desta a escola é considerada o segundo elemento que se estabelece como peça fundamental para a construção de aprendizado das crianças. É notável que ocorrem alguns problemas relacionados à primeira interação das crianças. No início de ano letico, ou volta de férias as mesmas situações problemáticas ocorrem com os alunos que estão ingressando ou que já estão matriculados, configura-se em alguns casos com um dificurltador no memento do acolhimento, situação que mobiliza professores, auliliares e funcionários da escola. E o fato de em algumas instituições não haver um espaço lúdico destinado ao acolhimento configura-se com um amplificador deste problema. Logo, foi porposto destinar um espaço para o momento do acolhimento, que viabilize as interações, seja acolhedor, atraente para as cruaças e que facilete sua inserção no ambiente escolar. Destacando que a prática na educação infantil deve ser analisada de maneira diferenciada, pois nesta etapa de ensino o cuidar e o estudar são indissociáveis. Desta forma, torna-se importante pensar as ações educativas, independentes do espaço em que elas ocorram, seja sala de aula, no pátio da creche, em aulas todas devem ser valorizadas por se constituir num instrumento de aquisição de novos conhecimentos, de aprendizado e principalmente de adaptação para a criança. | - |
Formato: dc.format | 21 f. : il. algumas color., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Título: dc.title | Estudo de caso relacionado à elaboração e implantação de um espaço lúdico destinado ao acolhimento para auxiliar no processo de adaptação dos alunos na educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: