Elaborando um diagnóstico socioambiental : experiência no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes - Curitiba-PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTauscheck, Neusa Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorMachado, Vera Lucia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:57:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:57:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/46942-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46942-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Neusa Tauscheck.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente relatório atende ao eixo "Práticas pedagógicas, Comunidades e Pesquisa em Educação Ambiental" do curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, descrevendo os resultados do projeto de intervenção implementado no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes, de Curitiba, junto a alunos no 2° ano do ensino médio, buscando conhecer como esses percebem o meio em que vivem, em termos de urbanização, urbanidade, ocupação do solo, qualidade de vida, meio ambiente e sustentabilidade. O objetivo foi realizar um diagnóstico socioambiental de rua, de escolha aleatória pelos alunos, que saíram em pesquisa de campo, organizados em grupos constituído por afinidade e em número adequado ao tamanho da área a ser diagnosticada, analisando aspectos como infraestrutura urbana, desemprego, saneamento básico, coleta de lixo, transporte coletivo e espaços de lazer. O suporte teórico para a realização do estudo se deu por meio de conceitos de lugar, paisagem e território, trabalhados nas aulas de Geografia. Os dados foram coletados no segundo semestre do ano de 2013 e sistematizados em painéis, cartazes, fotos e produções textuais, cujo conteúdo permite perceber que apesar da pouca idade, os adolescentes, quando dispõem de informações que lhes permita analisar e refletir, mostram-se capazes de reconhecer as transformações ocorridas no meio em que vivem e formar juízo de valor sobre os impactos dessas sobra a qualidade de vida da população, assim como identificar as melhorias que ainda se fazem necessárias nesses locais e expressar, com sensibilidade, sua leitura de mundo sobre esses espaços, evidenciando as impressões que o meio causa nos indivíduos.-
Formato: dc.format23 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleElaborando um diagnóstico socioambiental : experiência no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes - Curitiba-PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.