Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Ricardo Lehtonen Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Uhlig, Taís Aparecida Odia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:30:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:30:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/46938 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46938 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Ricardo Lehtonen Rodrigues de Souza. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, na modalidade de Educação a Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O projeto que executei visa demostrar que a Biologia é uma ciência que traça inúmeros caminhos que se bem guiados por nós mestres, despertarão curiosidades, vontades e habilidades jamais vistas pelos alunos antes. Sem os discentes não somos professores, e então é neles que devemos apostar para conseguir atingir nossos objetivos profissionais. Tudo isso por que hoje há grandes dificuldades encontradas no cotidiano escolar, e o rendimento está cada vez mais baixo. O nível de aceitação de conteúdos que carregam com si teorias pesadas, mas de extrema importância está cada vez mais defasado, e ao indagar sobre a genética não seria diferente. Para solucionar esse problema, desenvolvi a traçada "Genética nas Escolas" que foi coordenado de forma sutil, porém prazerosa. Foi realizada uma análise de como os alunos se preocupam com seu bom rendimento escolar, evidenciando para a genética, pois a grande maioria dos alunos da escola onde leciono não gosta da matéria e não a vêem como interessante. O primeiro tópico que foi analisado é o quão a genética é considerada importante aos mesmos, e para isso, os alunos responderam um questionário com três extremos, assinalando a alternativa cabível a sua opinião. Após a pesquisa, fiz um diagnóstico particular para seguir para o próximo passo. É importante fazer uma reflexão dos motivos que tornam a genética um empecilho, sendo assim, um novo questionário de pesquisa foi aplicado aos alunos para buscar conhecer os motivos de insatisfação. Realinhando as respostas, se faz necessário ouvir o outro lado da história, então chega à vez dos professores responderem a um questionário analisando como sentem o quão importante a genética é em seu dia a dia. Após todos os resultados em mãos, é hora de pensar nas maneiras ajustáveis para mudar a situação, uma vez que, os principais motivos de os alunos não gostaram da genética é a forma de como os professores a explicam. Sendo assim, é possível perceber que nem todos tiveram o ensino adequado, e por não entenderem, acabam achando difícil e passando aos alunos a mesma opinião. Como acho maravilhoso esse mundo da ciência, apresentei aos professores um seminário, aplicado por mim, e por alguns alunos articulados por mim, que tinham um ótimo domínio do assunto, formando um grupo de apoio, sendo que nesse seminário foram evidenciadas as diferentes formas de falar sobre a genética e também o gosto dos alunos pelo mesmo. São temas irreverentes, que se dominados com maestria, tendem a repercurtir de forma saudável no cotidiano escolar. Os resultados obtidos no final do primeiro seminário são muito favoráveis, aumentando ainda mais a vontade de continuar o projeto buscando sempre o melhor da educação para nossos alunos. | - |
Formato: dc.format | 33 p. : il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hereditariedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genetica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Título: dc.title | Genética dentro das escolas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: