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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Simão, Daiane Priscila | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Paes, Simone Schelbauer Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:35:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:35:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/46929 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46929 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Daiane Priscila Simão. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, na modalidade de Educação à Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de etiologia multifatorial com interação de fatores genéticos e das condições ambientais. Na sua definição atual, inclui uma lista de 18 sintomas comportamentais divididos em dois conjuntos, desatenção e hiperatividade/ impulsividade, de nove sintomas. O transtorno pode se apresentar de três formas: Tipo Predominantemente Desatento, Tipo Predominantemente Hiperativo-Impulsivo e Tipo Predominantemente Combinado e está presente em aproximadamente 5% da população infantil mundial. O objetivo deste estudo foi identificar, dentre os aspectos multifatoriais, os possíveis fatores genéticos elencados na literatura, buscando correlacionar com os déficits cognitivos apresentados por seis alunos (duas meninas e quatro meninos, cuja média de idade está em 12 anos) da Escola de Educação Básica Professora Maria Paula Feres, Mafra/SC com diagnóstico para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O estudo apresentou duas abordagens: no estudo 1, as segundas professoras responderam o Teste do TDAH de acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais – IV Edição, referindo-se ao seu aluno com TDAH. Através dele se extraiu as informações sobre os déficits cognitivos de comportamento e aprendizagem escolar dos alunos TDAH, resultando em dez comprometidos. Com isso, correlacionou-se com os genes candidatos, os quais foram elencados de acordo com a literatura. No estudo 2, as professoras foram entrevistadas sobre sua formação e conhecimento sobre o transtorno, e ainda com relação aos alunos TDAH, suas dificuldades, estratégias de ensino-aprendizagem, avaliação, intervenção e inclusão, contato com a equipe pedagógica, pais e psicológico, medicação e evolução em relação às habilidades comprometidas pelo transtorno, as quais foram analisadas quantitativa e qualitativamente. Constatou-se que dos genes elencados na literatura como candidato para o TDAH, existe um predomínio daqueles envolvido no Sistema Dopaminérgico, atuando na expressão de proteínas transportadoras (DAT1) e receptoras (DRD1, DRD4 e DRD5), sendo estes de importante relevância para estudos futuros. Já dos fatores ambientais o predomínio foi do alcoolismo e tabagismo na gestação, seguido pelos abusos de uma vida doméstica caótica e também de danos cerebrais perinatais no lobo frontal. O domínio cognitivo mais comprometido foi a atenção. Considerando a heterogeneidade sintomática que as características multifatoriais apresentam é importante estar atento para identificar outros possíveis casos de TDAH na escola, pois a prevalência encontrada foi de 0,6%, sendo que a prevalência mundial é de 5%. | - |
Formato: dc.format | 62 p. : grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição | - |
Título: dc.title | A multifatoriedade do TDAH : domínios cognitivos e sua relação com genes candidatos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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