Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Antonio Charles Santiago | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Vívian Ariane Barausse de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:49:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:49:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46907 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46907 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Antonio Charles Santiago | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As reuniões pedagógicas se caracterizam como um espaço destinado à prática pedagógica, seus encaminhamentos e aperfeiçoamentos sendo diretamente auxiliar para a formação continuada. Porém, alguns empecilhos dificultam seus encaminhamentos, como participar do professor, participação de todos os envolvidos, relação quanto aos horários. Logo entende-se que são necessárias práticas a fim de dinamizar e explorar as potencialidades desses momentos de capacitação, pois nessas estes possibilitam o desenvolvimento das relações interpessoais, que, quando planejadas, podem ser uma forte aliada no trabalho do coordenador pedagógico junto aos professores no ambiente escolar. Atualmente todos os indivíduos estão relacionados a algum tipo de tecnologia que propicie meios de informação e comunicação, sendo analisado um meio de integrar os recursos tecnológicos para dinamizar e auxiliar o encaminhamento dos encontros. Foi proposta a criação de um grupo virtual, onde eram disponibilizados previamente os arquivos e pontos a serem abordados nas reuniões. A utilização do grupo virtual mostrou-se viável e eficiente, auxiliando as interações e construções coletivas, além de auxiliar em encaminhamentos de assuntos pertinentes a escola. Também foi um recurso auxiliar a pedagoga, afinal a função pedagógica inclui tudo o que é feito para apoiar o processo de aprendizagem e conseguintemente a práxis seja do indivíduo ou do grupo. | - |
Formato: dc.format | 22 p. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Tecnologia da informaçao | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reuniões pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Integrar os meios de informação e comunicação para dinamizar e auxiliar o encaminhamento das reuniões pedagógicas e formação continuada | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: