Integrar os meios de informação e comunicação para dinamizar e auxiliar o encaminhamento das reuniões pedagógicas e formação continuada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Antonio Charles Santiago-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorMoura, Vívian Ariane Barausse de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:49:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:49:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/46907-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46907-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Antonio Charles Santiago-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: As reuniões pedagógicas se caracterizam como um espaço destinado à prática pedagógica, seus encaminhamentos e aperfeiçoamentos sendo diretamente auxiliar para a formação continuada. Porém, alguns empecilhos dificultam seus encaminhamentos, como participar do professor, participação de todos os envolvidos, relação quanto aos horários. Logo entende-se que são necessárias práticas a fim de dinamizar e explorar as potencialidades desses momentos de capacitação, pois nessas estes possibilitam o desenvolvimento das relações interpessoais, que, quando planejadas, podem ser uma forte aliada no trabalho do coordenador pedagógico junto aos professores no ambiente escolar. Atualmente todos os indivíduos estão relacionados a algum tipo de tecnologia que propicie meios de informação e comunicação, sendo analisado um meio de integrar os recursos tecnológicos para dinamizar e auxiliar o encaminhamento dos encontros. Foi proposta a criação de um grupo virtual, onde eram disponibilizados previamente os arquivos e pontos a serem abordados nas reuniões. A utilização do grupo virtual mostrou-se viável e eficiente, auxiliando as interações e construções coletivas, além de auxiliar em encaminhamentos de assuntos pertinentes a escola. Também foi um recurso auxiliar a pedagoga, afinal a função pedagógica inclui tudo o que é feito para apoiar o processo de aprendizagem e conseguintemente a práxis seja do indivíduo ou do grupo.-
Formato: dc.format22 p. : il. algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Tecnologia da informaçao-
Palavras-chave: dc.subjectReuniões pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleIntegrar os meios de informação e comunicação para dinamizar e auxiliar o encaminhamento das reuniões pedagógicas e formação continuada-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.