
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Adriana Teles de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Wilmara Rocha Eleotério | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:24:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:24:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46905 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46905 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Adriana Teles de Souza | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo deste artigo propõe uma reflexão sobre as contribuições da mediação pedagógica, bem como o papel do coordenador pedagógico na formação de professores em linguagem literária. A abordagem teórica utilizada foi a Histórico-Cultural e para tanto os estudos de Vygotsky (1984). Para a produção dos dados foi utilizada a técnica de grupos focais, com base nas orientações de Gatti (2005) e, ainda para análise dos dados da pesquisa foi utilizada a proposta metodológica de construção e análise de Núcleos de Significação proposta por Aguiar e Ozella (2013) e a sua relação com a questão do pensamento e da linguagem em Vygotsky (1987). O texto esta estruturado com a apresentação da trajetória percorrida na mediação pedagógica por meio da linguagem literária, o papel do coordenador pedagógico, o percurso metodológico, dados coletados, e as considerações a que chegamos após estudo e pesquisa. | - |
| Formato: dc.format | 32 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
| Título: dc.title | Mediação pedagógica : o papel do coordenador pedagógico na formação de professores em linguagem literária | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: