Evasão, abandono, reprovação : sintomas crônicos do 1° ano do ensino médio?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArtigas, Nádia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSar, Zenilda Aparecida da Paz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:55:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:55:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/46903-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46903-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Nádia Artigas-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a evasão e reprovação no primeiro ano do ensino médio, com o intuito de investigar os fatores mais agravantes. O objetivo principal foi identificar as principais causas da evasão e reprovação do 1º no do Ensino Médio no período vespertino do referido colégio. Além disso, foi necessário averiguar as percepções dos alunos e de seus pais e/ou responsáveis sobre os fatores declarados por eles para justificar a evasão e reprovação. Intencionou-se também propor encaminhamentos que viabilizem aos professores, alunos e pais a compreensão das causas da evasão escolar e as consequentes ações para reverter este quadro. Os procedimentos metodológicos se concretizaram na perspectiva da pesquisa participante, dado o envolvimento da pesquisadora com o campo de pesquisa e os sujeitos que se constituíram no objeto de estudo. Diante das informações levantadas e observadas e depois estudadas, podemos verificar que os fatores internos e externos atrapalham o cotidiano escolar; no entanto, para despertar mais interesse nesses alunos, precisamos ter projetos e desenvolver ações que incentivem o raciocínio e interpretação, trabalhando com a realidade para estimular estes estudantes que a educação é a melhor forma de buscar o sucesso na vida.-
Formato: dc.format23 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Evasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEvasão, abandono, reprovação : sintomas crônicos do 1° ano do ensino médio?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.