Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Adriana Teles de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Kuritza, Zilda dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:08:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:08:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46902 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46902 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Adriana Teles de Souza | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo tem como objetivo compreender os sentidos e os significados do Papel da Coordenação Pedagógica na perspectiva de uma Educação de Qualidade, o qual se consolida por meio de documentos como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (2008), e o Currículo da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Município de Maringá (2012), documentos que expressam o papel do coordenador pedagógico. Os referenciais teóricos são o ponto de partida, propiciando ir do senso comum, ao senso crítico, por meio das concepções de Freire (1982,1989,1991,1997, 2000, 2001, 2006, 2007) e de Vigotsky (1991, 2000, 2001). Assim, ratificam a ação pedagógica como elemento histórico cultural e instrumento de produção de conhecimento, de desenvolvimento do pensamento. O texto foi organizado em três partes. Primeiro, apresentam-se reflexões sobre o Papel da Coordenação Pedagógica rumo à educação de qualidade. Em seguida, apresenta-se a análise dos dados do Grupo Focal como instrumento de pesquisa e, por fim, sob a luz da fundamentação teórica, analisam-se os dados coletados no Grupo Focal destacandose a realidade escolar a partir dos pré-indicadores, indicadores e Núcleos de Significação de forma a compreender o Papel da Coordenação Pedagógica e a educação de qualidade. | - |
Formato: dc.format | 32 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O papel da coordenação pedagógica na perspectiva de uma educação de qualidade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: