A função do pedagogo na escola pública : possibilidades de atuação na perspectiva do trabalho coletivo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Adriana Teles de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorNeri, Adriana Regina Momesso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:16:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:16:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/46899-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46899-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Souza, Adriana Teles de-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho objetiva identificar em que medida os sentidos atribuídos pelos profissionais da educação de um Colégio Estadual – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional da cidade de Cianorte no estado do Paraná, expressam em relação à função do professor pedagogo e que medida colaboram para a descaracterização da função deste profissional nesta Instituição de Ensino e dificultam a articulação da organização do trabalho pedagógico na perspectiva do trabalho coletivo. Por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com 10 (dez) profissionais da referida Instituição de Ensino, a análise de documentos e referências teóricas como a pedagogia Histórico-Crítica e a teoria HistóricoCultural que colaboraram para a significação do fenômeno estudado. Buscou-se realizar a análise dos sentidos e significados identificados em suas falas. O resultado da pesquisa demonstrou que existe uma ruptura entre os sentidos e os significados atribuídos à função do pedagogo, confirmando a hipótese levantada de que esta colabora para a descaracterização da atuação deste profissional na escola pública.-
Formato: dc.format35 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Título: dc.titleA função do pedagogo na escola pública : possibilidades de atuação na perspectiva do trabalho coletivo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.