
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Adriana Teles de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Neri, Adriana Regina Momesso | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:16:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:16:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46899 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46899 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Souza, Adriana Teles de | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho objetiva identificar em que medida os sentidos atribuídos pelos profissionais da educação de um Colégio Estadual – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional da cidade de Cianorte no estado do Paraná, expressam em relação à função do professor pedagogo e que medida colaboram para a descaracterização da função deste profissional nesta Instituição de Ensino e dificultam a articulação da organização do trabalho pedagógico na perspectiva do trabalho coletivo. Por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com 10 (dez) profissionais da referida Instituição de Ensino, a análise de documentos e referências teóricas como a pedagogia Histórico-Crítica e a teoria HistóricoCultural que colaboraram para a significação do fenômeno estudado. Buscou-se realizar a análise dos sentidos e significados identificados em suas falas. O resultado da pesquisa demonstrou que existe uma ruptura entre os sentidos e os significados atribuídos à função do pedagogo, confirmando a hipótese levantada de que esta colabora para a descaracterização da atuação deste profissional na escola pública. | - |
| Formato: dc.format | 35 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
| Título: dc.title | A função do pedagogo na escola pública : possibilidades de atuação na perspectiva do trabalho coletivo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: