
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Adriana Teles de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferrari, Adriana Maria de Melo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:42:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:42:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46898 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46898 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Adriana Teles de Souza | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação,, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo tem como objetivo, investigar a importância do planejamento e do Plano de Trabalho Docente (PTD) na organização da prática pedagógica do professor, e para tanto se realizou uma pesquisa de campo junto aos professores de um Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio, em Cianorte no Paraná, Brasil, a fim de conhecer se o planejamento e o PTD atuam como instrumento facilitador da viabilização da didática dentro da sala de aula. A partir da revisão bibliográfica produziu-se um paralelo argumentativo entre autores e documentos que tecem sobre o tema em questão. A pesquisa realizada contribuiu com a reflexão construtiva onde o planejamento escolar é compreendido num aspecto amplo, havendo sempre a necessidade de repensá-lo, redirecioná-lo, num processo dinâmico e que envolve continuamente a tomada de decisões, sendo um importante aliado profissional, enquanto instrumento da prática docente. Por meio da aplicação de um questionário para quatro docentes da escola investigada e análise dos resultados obtidos, foi possível constatar que os professores possuem um bom nível de conhecimento sobre a função do planejamento escolar, bem como do PTD, porém existem algumas lacunas que exigem orientações por parte da equipe pedagógica da escola e mais estudos por parte do docente. | - |
| Formato: dc.format | 26 p. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
| Título: dc.title | Planejamento escolar : um instrumento facilitador do trabalho docente | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: