Planejamento escolar : um instrumento facilitador do trabalho docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Adriana Teles de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorFerrari, Adriana Maria de Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:42:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:42:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/46898-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46898-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Adriana Teles de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação,, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo tem como objetivo, investigar a importância do planejamento e do Plano de Trabalho Docente (PTD) na organização da prática pedagógica do professor, e para tanto se realizou uma pesquisa de campo junto aos professores de um Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio, em Cianorte no Paraná, Brasil, a fim de conhecer se o planejamento e o PTD atuam como instrumento facilitador da viabilização da didática dentro da sala de aula. A partir da revisão bibliográfica produziu-se um paralelo argumentativo entre autores e documentos que tecem sobre o tema em questão. A pesquisa realizada contribuiu com a reflexão construtiva onde o planejamento escolar é compreendido num aspecto amplo, havendo sempre a necessidade de repensá-lo, redirecioná-lo, num processo dinâmico e que envolve continuamente a tomada de decisões, sendo um importante aliado profissional, enquanto instrumento da prática docente. Por meio da aplicação de um questionário para quatro docentes da escola investigada e análise dos resultados obtidos, foi possível constatar que os professores possuem um bom nível de conhecimento sobre a função do planejamento escolar, bem como do PTD, porém existem algumas lacunas que exigem orientações por parte da equipe pedagógica da escola e mais estudos por parte do docente.-
Formato: dc.format26 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Título: dc.titlePlanejamento escolar : um instrumento facilitador do trabalho docente-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.