
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Luiz Everson da, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | - |
| Autor(es): dc.creator | Paula, Salete de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46887 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46887 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Luiz Everson da Silva. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A proposta do projeto de intervenção relacionado à gestão de resíduos proveniente de abate de aves (penas e vísceras) no CEEP Newton Freire Maia foi desenvolvida com o objetivo de ensino e aprendizagem contemplando o destino adequado deste tipo de resíduo. O projeto foi realizado com a compostagem do material orgânico animal, sendo que a relação Carbono/Nitrogênio (C/N) foi controlada com o uso de maravalha (aparas de madeira), penas e vísceras, além do controle de parâmetros como umidade, aeração e temperatura. O processo durou cerca de quatro meses, sendo obtido um resultado satisfatório, que servirá como base para futuras pesquisas experimentais relacionadas à qualidade do adubo orgânico gerado. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (18 p.) : il., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ave - Criação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adubos e fertilizantes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Escolas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural - Paraná | - |
| Título: dc.title | Implantação do processo de compostagem de resíduos do abate de aves no CEEP Newton Freire Maia do município de Pinhais-PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: