Uma análise da associação da inteligência de negócio com a imagem organizacional : sinergias e conflitos

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Autor(es): dc.contributorFrega, José Roberto, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócios-
Autor(es): dc.creatorSica, Rui Cesar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:15:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:15:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/46886-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46886-
Descrição: dc.descriptionOrientador : José Roberto Frega-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em MBA em Inteligência de Negócios-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A orientação para o mercado possui aspectos culturais ou comportamentais, que permite melhorar o relacionamento das organizações com seus públicos, gerando valor superior para os clientes e vantagens competitivas sustentáveis as organizações. Nesse sentido o artigo consiste na aplicação de uma pesquisa descritiva survey para a verificação da inteligência de negócio como ferramenta para o fortalecimento da imagem organizacional. O objetivo é estudar a relação entre os construtos Inteligência de Negócios e Imagem Corporativa, visando à identificação de possíveis sinergias. A existência desta relação tem influência na orientação para o mercado sobre os processos da construção de uma imagem organizacional positiva, ou não, junto ao público de uma empresa. Para mensuração do grau de orientação para o mercado foi utilizada a escala MARKOR, sugerida por com Kohli e Jaworski (1990), com os constructos Geração de Inteligência, Disseminação de Inteligência e Resposta. Para a mensuração da imagem organizacional foram utilizados os adjetivos genéricos para a empresa: ética, responsável, amigável, bem-sucedida, confiável, inovadora, criativa, competente, ousada e líder, conforme proposto por Fascioni (2003). Os procedimentos estatísticos para análise quantitativa dos resultados abrangeram a validação das escalas e a obtenção de escores fatoriais por meio da análise fatorial exploratória e, a seguir, o uso de correlação bivariada para identificação das relações de associação entre os construtos estudados. Os resultados apontam que a inteligência empresarial, medida sob a forma de orientação para o mercado, é amplamente relacionada com a imagem organizacional. A incidência desse relacionamento esteve presente em quase todas as perspectivas analisadas. Isso indica que a orientação para o mercado estimula os comportamentos necessários à criação de uma imagem positiva organização, com exceção da percepção de uma imagem líder e bem sucedida. Assim, a Inteligência de Mercado com as suas atividades de monitoramento e a análise estratégica de cenários e da situação e índices econômicas do mercado visa descobrir oportunidades e mapear riscos para tomada de decisões estratégicas organizacionais que impactem positivamente a visão da empresa junto ao mercado, fazendo com que a imagem organizacional seja impactada positivamente no mercado.-
Formato: dc.format26 p. : grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectInteligência competitiva (Administração)-
Palavras-chave: dc.subjectImagem corporativa-
Título: dc.titleUma análise da associação da inteligência de negócio com a imagem organizacional : sinergias e conflitos-
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