Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Boldt, Angelica Beate Winter | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Anselmo, Michele de Siqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T22:53:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T22:53:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46878 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46878 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Angélica Boldt. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, na modalidade de Ensino a Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O dogma central da biologia molecular consiste nos processos de replicação e transcrição do ácido desoxirribonucleico (DNA) e tradução do ácido ribonucleico (RNA). Devido às dificuldades de muitos alunos em assimilar o conteúdo de Biologia somente através de imagens de livros didáticos, este trabalho teve como objetivo a produção de um modelo didático baseado nos livros didáticos de ensino médio da rede estadual de educação do estado do Paraná, para demonstrar, de forma lúdica, o conteúdo abordado. Utilizando-se de recursos de baixo custo como massa de modelar, canetinha e papel cartão, foi possível construir um modelo semi-plano (em alto relevo) representando várias etapas dos processos. Especificamente, buscou-se enfatizar a função e a interação das enzimas implicadas nestes processos. Por meio deste modelo, foi possível promover uma melhor compreensão do conteúdo já aplicado durante as aulas de Biologia, além de conquistar e despertar o interesse e a interação dos alunos em estudos referentes aos mecanismos fundamentais para a reprodução e a manutenção da célula eucariótica. | - |
Formato: dc.format | 26 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia molecular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didaticos - Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatica | - |
Palavras-chave: dc.subject | DNA | - |
Palavras-chave: dc.subject | RNA mensageiro | - |
Título: dc.title | Modelo didático sobre o dogma central da biologia molecular | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: