Xadrez na escola do campo : a importânvia do jogo na formação e no desenvolvimento dos valores morais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Rerlen Ricardo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Luiz Claudinei de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:07:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:07:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/46866-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46866-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Rerlen Ricardo Silva.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O Xadrez é um jogo estratégico. Sua origem marcada por centenas de anos, está associada a várias lendas. Apresentou ao longo do tempo aspectos culturais de muitas sociedades e despertou o interesse de vários estudiosos das mais diversas áreas do conhecimento. Tem se tornado tema de pesquisas e, mais recentemente, atingiu o interior das escolas, inspirando a prática pedagógica de professores e o trabalho de intervenção realizado por psicopedagogos e psicólogos. Este artigo busca compreender as relações entre o jogo de Xadrez e a formação e desenvolvimento moral nas crianças. A pergunta que norteou este estudo foi se o jogo de Xadrez pode se tornar uma estratégia pedagógica formadora de valores morais. A idéia apontada foi a de que o Xadrez é um jogo potencialmente formador destes valores. A metodologia deste trabalho baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, esta pesquisa comprovou a idéia ao revelar que o jogo de Xadrez é uma importante e estimulante estratégia para o desenvolvimento moral e ético da criança. O jogo colabora de forma significativa na conquista da autonomia. Ele vem ao encontro às atuais diretrizes educacionais ancoradas em concepções do aluno como sujeito histórico, interativo, ativo, produtor de aprendizagem e de cultura, capaz de criar, imaginar, pensar, raciocinar, analisar e agir com autonomia e criatividade.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : Chess is a strategic game. Its origin marked by hundreds of years, is associated with several legends. Presented over time the cultural aspects of many societies and aroused the interest of several scholars from various fields of knowledge. Has become the subject of research and, more recently, reached inside schools, inspiring pedagogical practice of teachers and intervention work carried out by psychologists and educational psychologists. This article seeks to understand the relationships between the game of Chess and the formation and moral development in children. The question that guided this study is whether the game of Chess can become a pedagogical strategy-forming moral values. The idea was pointed out that chess is a game potentially forming these values. The methodology of this study was based on a literature search, this work confirmed the idea by revealing that the game of Chess is an important and exciting strategy for the moral and ethical development of children. The game helps significantly in the achievement of autonomy. It comes against the current educational guidelines anchored in conceptions of the student as a historical, interactive, active, producer of learning and culture, able to create, imagine, think, reason, analyze and act with autonomy and creativity.-
Formato: dc.format[23] p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleXadrez na escola do campo : a importânvia do jogo na formação e no desenvolvimento dos valores morais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.