A evasão escolar no ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Paraná - Paranaguá : uma questão social

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Aline Renée Benigno dos-
Autor(es): dc.contributorTonetti, Emerson Luis-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorGomes, Luana Carla Cordeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:32:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:32:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/46863-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46863-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Aline Renée Benigno dos Santos.-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador : Emerson Luis Tonetti.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho caracteriza-se por um estudo de caso de cunho qualitativo e quantitativo, cuja finalidade é identificar o índice de evasão escolar no Ensino Médio Integrado ao Técnico do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus Paranaguá, localizado na Vila Porto Seguro, bairro periférico do município de Paranaguá, no Litoral do Paraná. Para tanto, fez-se a coleta de dados acerca do tipo de cotas que estudantes adentram na instituição, da evasão escolar e do perfil dos estudantes dos cursos de Aquicultura, Mecânica e Informática das turmas originárias do ano de 2012. A forma de ingresso por cotas raciais/sociais ou por concorrência geral e a permanência ou não dos estudantes viabiliza problematizar a evasão como uma expressão da questão social a partir da política pública de afirmação da instituição relacionada à realidade local. A pesquisa mostra o que significa o IFPR - Câmpus Paranaguá dentro deste espaço e também apresenta uma possibilidade de enfrentamento das desigualdades locais na medida em que promove institucionalmente educação técnica e profissional visando à emancipação social. A fundamentação teórica desta pesquisa se pautará em leituras na área de Educação, tal como Paulo Freire, dentre outros. Foram inseparáveis para os dilemas desta pesquisa, a legislação de implantação dos Institutos Federais como mecanismo de política pública elementar à perspectiva da questão social. A temática sobre a evasão escolar atua como eixo para debater sobre a educação brasileira e a implantação do Ensino Técnico e Tecnológico, em especial, a criação dos Institutos Federais que são o resultado dos movimentos de lutas sociais, da massificação do ensino e da necessidade de inovação no modelo educacional.-
Formato: dc.format40 p. : grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleA evasão escolar no ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Paraná - Paranaguá : uma questão social-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.