Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Aline Renée Benigno dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Tonetti, Emerson Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Luana Carla Cordeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:32:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:32:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/46863 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46863 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Aline Renée Benigno dos Santos. | - |
Descrição: dc.description | Co-orientador : Emerson Luis Tonetti. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho caracteriza-se por um estudo de caso de cunho qualitativo e quantitativo, cuja finalidade é identificar o índice de evasão escolar no Ensino Médio Integrado ao Técnico do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus Paranaguá, localizado na Vila Porto Seguro, bairro periférico do município de Paranaguá, no Litoral do Paraná. Para tanto, fez-se a coleta de dados acerca do tipo de cotas que estudantes adentram na instituição, da evasão escolar e do perfil dos estudantes dos cursos de Aquicultura, Mecânica e Informática das turmas originárias do ano de 2012. A forma de ingresso por cotas raciais/sociais ou por concorrência geral e a permanência ou não dos estudantes viabiliza problematizar a evasão como uma expressão da questão social a partir da política pública de afirmação da instituição relacionada à realidade local. A pesquisa mostra o que significa o IFPR - Câmpus Paranaguá dentro deste espaço e também apresenta uma possibilidade de enfrentamento das desigualdades locais na medida em que promove institucionalmente educação técnica e profissional visando à emancipação social. A fundamentação teórica desta pesquisa se pautará em leituras na área de Educação, tal como Paulo Freire, dentre outros. Foram inseparáveis para os dilemas desta pesquisa, a legislação de implantação dos Institutos Federais como mecanismo de política pública elementar à perspectiva da questão social. A temática sobre a evasão escolar atua como eixo para debater sobre a educação brasileira e a implantação do Ensino Técnico e Tecnológico, em especial, a criação dos Institutos Federais que são o resultado dos movimentos de lutas sociais, da massificação do ensino e da necessidade de inovação no modelo educacional. | - |
Formato: dc.format | 40 p. : grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | A evasão escolar no ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Paraná - Paranaguá : uma questão social | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: