
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Adriana Sbicca, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Barros, Pedro Henrique Batista de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:22:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:22:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46859 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46859 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Adriana Sbicca Fernandes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal verificar se os índices de confiança do consumidor possuem algum poder de prever o nível de consumo e, por consequência, o nível de atividade econômica. Primeiro, foi analisado quais foram os motivos que levaram à criação de um índice de confiança por George Katona, como também qual a metodologia utilizada na construção dos principais índices americanos e brasileiros. Em seguida, foram realizadas análises de trabalhos já existentes sobre o assunto, como também a realização, pelo autor, de um estudo empírico voltado para o Brasil. O resultado encontrado, foi que a maior parte da variação do índice de confiança pode ser explicada por outras variáveis macroeconômicas. Porém, o índice também apresentou algum poder incremental em prever o nível de consumo, tornando-o, portanto, relevante em qualquer tentativa de se fazer previsões do consumo e do nível de atividade econômica | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consumo (Economia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comportamento do consumidor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Previsão econômica | - |
| Título: dc.title | Os índices de confiança do consumidor como instrumento de previsão do comportamento futuro do consumo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: