Os índices de confiança do consumidor como instrumento de previsão do comportamento futuro do consumo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Adriana Sbicca, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorBarros, Pedro Henrique Batista de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:22:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:22:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/46859-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46859-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Adriana Sbicca Fernandes-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem como objetivo principal verificar se os índices de confiança do consumidor possuem algum poder de prever o nível de consumo e, por consequência, o nível de atividade econômica. Primeiro, foi analisado quais foram os motivos que levaram à criação de um índice de confiança por George Katona, como também qual a metodologia utilizada na construção dos principais índices americanos e brasileiros. Em seguida, foram realizadas análises de trabalhos já existentes sobre o assunto, como também a realização, pelo autor, de um estudo empírico voltado para o Brasil. O resultado encontrado, foi que a maior parte da variação do índice de confiança pode ser explicada por outras variáveis macroeconômicas. Porém, o índice também apresentou algum poder incremental em prever o nível de consumo, tornando-o, portanto, relevante em qualquer tentativa de se fazer previsões do consumo e do nível de atividade econômica-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo (Economia)-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectPrevisão econômica-
Título: dc.titleOs índices de confiança do consumidor como instrumento de previsão do comportamento futuro do consumo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.