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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Almeida, José Felipe Araujo de, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Gonchorosky, Juliana de Sousa, 1993- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:02:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:02:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/46847 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46847 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: José Felipe Almeida | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Em 2014 a ONU publicou um relatório do estudo das condições da população Afrodescendente no Brasil. Em sua pesquisa identificou a existência de um abismo nas condições sociais dessa população, a ONU declarou ainda a existência de uma "falsa democracia racial" no país, e alertou para a necessidade de intervenções do Estado para corrigir as desigualdades. Como uma das políticas adotadas para a promoção da igualdade racial e a desconstrução das barreiras sociais a essa população foi criada em 2012 a lei que regulamentou a reserva de vagas (cotas) nas Universidades Federais para alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O ano de 2016 representa um marco na história racial do Brasil, constitui o primeiro ano em que alunos tem a oportunidade de ingressar na Universidades Federais do país sob plena vigência da Lei nº 12.711/2012 que instituiu o sistema de cotas no Brasil. Neste trabalho, nos propomos a analisar as circunstancias sociais do Brasil, avaliando o cabimento da política, suas consequências e sugestões de aperfeiçoamento. Para tanto, utilizamos o fundamento teórico da economista americana Anne Case para avaliação dos efeitos da política de educação para o desenvolvimento econômico da população negra e para toda a sociedade, utilizamos também o estudo de caso comparativo do sistema de reserva de cotas nas universidades da Índia, vigente a mais de 50 anos, e o sistema atual de cotas nas universidades do Brasil. Nos propomos assim apresentar um estudo do sistema de cotas, buscando avaliar sua estrutura atual e prever os efeitos esperados da política | - |
Formato: dc.format | 103 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - Políticas públicas - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - Políticas públicas - Índia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Título: dc.title | A segregação racial e as políticas públicas de educação : um estudo comparativo dos casos Índia e Brasil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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