Desenvolvimento na primeira infância e desigualdade na vida adulta : uma apreciação da literatura

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Autor(es): dc.contributorGuimarães, Raquel Rangel de Meireles-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorBittencourt, Jessica, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:56:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:56:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/46844-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46844-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Raquel Rangel de Meireles Guimarães-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: A primeira infância é considerada um período crítico para o desenvolvimento da criança, uma vez que sua neuroplasticidade e sua dependência natural criam ao mesmo tempo grandes oportunidades de desenvolvimento e grandes vulnerabilidades. Por esse motivo, cientistas e pesquisadores estão investigando como os processos de desenvolvimento na primeira infância afetam os resultados conquistados na vida adulta. Essas respostas podem aumentar a eficiência de investimentos e maximizar os retornos sociais, contribuindo para a formação de cidadãos preparados para aproveitar oportunidades e enfrentar desafios, e gerando ganhos para toda a sociedade. Nesse contexto, há uma grande preocupação em entender como as desigualdades socioeconômicas vividas na infância podem minar o potencial de sucesso de crianças desfavorecidas, criando efeitos irreversíveis e altamente custosos para a sociedade em setores como a educação, a saúde, a produtividade e a segurança. O objetivo deste trabalho é investigar os mecanismos através dos quais as desigualdades socioeconômicas são transmitidas para os resultados futuros da criança, focando nos efeitos que a pobreza impõe sobre os domínios de desenvolvimento infantil. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica abrangendo diversas áreas de atuação, como forma de construir uma visão integral do problema. O trabalho demonstra que a pobreza pode impactar negativamente a saúde e o desenvolvimento físico da criança através da maior exposição a fatores de risco e ao menor acesso a serviços de prevenção e tratamento de enfermidades. Por sua vez, o desenvolvimento linguístico e cognitivo é afetado pela limitação de oportunidades de aprendizado e estímulos, além dos efeitos impostos pelo estresse crônico para a dinâmica da família. Por fim, o desenvolvimento socioemocional da criança demonstra ser chave para o enfrentamento de eventos severos e adversidades, auxiliando-a a superar obstáculos e conquistar maior sucesso acadêmico e profissional. A contribuição desse trabalho para o estudo da primeira infância está em tornar as relações entre desigualdade e desenvolvimento mais visíveis. Como sugestão para trabalhos futuros, a mensuração dos retornos possíveis com cada tipo de programa pode ajudar a direcionar os recursos e os esforços de forma mais eficiente, possibilitando transformações mais sustentáveis, abrangentes e positivas-
Formato: dc.format44 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento social-
Palavras-chave: dc.subjectBem-estar econômico - Crianças e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza - Crianças e adultos-
Título: dc.titleDesenvolvimento na primeira infância e desigualdade na vida adulta : uma apreciação da literatura-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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