O processo de inovação tecnológica dos bancos brasileiros à partir das fraudes eletrônicas

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Autor(es): dc.contributorFonseca, José Wladimir Freitas da, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorLima, Iluy Manoel de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:45:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:45:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/46841-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46841-
Descrição: dc.descriptionOrientador: José Wladimir Freitas Fonseca-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo geral deste estudo é analisar o sistema bancário no que tange as relações dos clientes com o atendimento remoto (autoatendimento) e o processo de inovação que os bancos estão sendo obrigados a realizar para inibir as fraudes eletrônicas, de forma a diminuir as perdas financeiras. A metodologia adotada para este estudo é a revisão bibliográfica, exploratória/qualitativa, desenvolvida a partir de artigos buscados em sites como Scielo, google acadêmico, livros, teses e dissertações pesquisadas em banco de teses, entre outros materiais. Ao finalizar este estudo pode-se observar que, com a inclusão das novas tecnologias da comunicação, especialmente nos serviços consolidados no campo da Internet, as relações comerciais passaram a adotar novas configurações visando atender as demandas especificas, como no caso do contexto mercadológico que abrange as instituições bancárias e seu relacionamento com seus clientes. Diante da diversidade de transações oferecidas por meio do canal virtual e os consequentes investimentos realizados em segurança, as fraudes bancárias tem feito com que as instituições bancárias repensem seus procedimentos em termos de inovação, buscando ferramentas tecnológicas que devolvam ao usuário a segurança de utilizar estes serviços pela internet. Pode-se concluir, atendendo o objetivo proposto para este estudo, que as inovações tecnológicas que surgiram no âmbito da segurança da informação vieram como resposta ao desenvolvimento das fraudes eletrônicas e, devido a necessidade de apresentar uma solução dos problemas de segurança no setor bancário, os bancos se viram diante da necessidade de dispor de novos produtos para atender seus clientes com segurança e passaram a avaliar as condições de segurança de seus produtos e serviços. Destaca-se que as evidências observadas ao longo deste estudo mostraram que a economia demanda soluções tecnológicas visando minimizar prejuízos com fraudes e aumentar sua eficiência-
Formato: dc.format49 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectBancos - Inovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectBancos - Fraude-
Título: dc.titleO processo de inovação tecnológica dos bancos brasileiros à partir das fraudes eletrônicas-
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