Utilização de teatro como ferramenta didática no ensino da genética

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Liana Alves de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorLimanski, Leticia Crisleine Möller-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:43:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:43:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/46832-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46832-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Liana Oliveira.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, na modalidade de Ensino a Distância.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Um sujeito é um ser singular, atuante no mundo a partir do modo como o compreende e como dele lhe é possível participar, sendo que a escola contribui para a sua participação na sociedade. Portanto, a prática pedagógica deve ser fundamentada em diferentes metodologias, de modo que há um movimento mundial de que estas sejam estimulantes, oferecendo aos cidadãos condições para que estes possam pensar a ciência de forma integrada ao seu cotidiano. Para isso, é fundamental uma integração das disciplinas, onde a ciência se funde à arte e extraise o caráter criativo do ser humano, de modo que este possa se apoderar da compreensão e expressar o conteúdo adquirido. A genética, tema imprescindível a qualquer base para a compreensão da biologia, constitui um campo paradigmático para a ilustração de muitas das dificuldades e problemas de aprendizagem. Na superação dessas dificuldades, acredita-se que a utilização das artes cênicas aliadas ao ensino de ciências proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado do educando sob vários aspectos; o teatro como ferramenta didática pode proporcionar o suporte necessário para que os estudantes possam desenvolver e entender a evolução da realidade. Neste trabalho foram analisados diversos artigos sobre o uso do teatro como ferramenta didática e sua utilização em aulas de genética. O teatro vem sendo usado nas escolas com frequência desde a década de 1940, porém era mais restrito a apresentações em datas especiais. Com os estudos na área de artes, o teatro foi se popularizando como ferramenta didática, e sua eficácia vêm sendo comprovada. Em aulas de genética, o teatro já foi utilizado com bons resultados. Propostas de encenações já foram feitas, que podem ser utilizadas, por exemplo, numa semana cultural, ou ainda uma turma pode desenvolver encenações sobre a história da genética, dentro do planejamento anual.-
Formato: dc.format61 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectGenetica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectDidatica-
Título: dc.titleUtilização de teatro como ferramenta didática no ensino da genética-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.