Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Liana Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Limanski, Leticia Crisleine Möller | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:43:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:43:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/46832 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46832 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Liana Oliveira. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, na modalidade de Ensino a Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Um sujeito é um ser singular, atuante no mundo a partir do modo como o compreende e como dele lhe é possível participar, sendo que a escola contribui para a sua participação na sociedade. Portanto, a prática pedagógica deve ser fundamentada em diferentes metodologias, de modo que há um movimento mundial de que estas sejam estimulantes, oferecendo aos cidadãos condições para que estes possam pensar a ciência de forma integrada ao seu cotidiano. Para isso, é fundamental uma integração das disciplinas, onde a ciência se funde à arte e extraise o caráter criativo do ser humano, de modo que este possa se apoderar da compreensão e expressar o conteúdo adquirido. A genética, tema imprescindível a qualquer base para a compreensão da biologia, constitui um campo paradigmático para a ilustração de muitas das dificuldades e problemas de aprendizagem. Na superação dessas dificuldades, acredita-se que a utilização das artes cênicas aliadas ao ensino de ciências proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado do educando sob vários aspectos; o teatro como ferramenta didática pode proporcionar o suporte necessário para que os estudantes possam desenvolver e entender a evolução da realidade. Neste trabalho foram analisados diversos artigos sobre o uso do teatro como ferramenta didática e sua utilização em aulas de genética. O teatro vem sendo usado nas escolas com frequência desde a década de 1940, porém era mais restrito a apresentações em datas especiais. Com os estudos na área de artes, o teatro foi se popularizando como ferramenta didática, e sua eficácia vêm sendo comprovada. Em aulas de genética, o teatro já foi utilizado com bons resultados. Propostas de encenações já foram feitas, que podem ser utilizadas, por exemplo, numa semana cultural, ou ainda uma turma pode desenvolver encenações sobre a história da genética, dentro do planejamento anual. | - |
Formato: dc.format | 61 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genetica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatica | - |
Título: dc.title | Utilização de teatro como ferramenta didática no ensino da genética | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: