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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pustilnick, Renato | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Pavan, Laurentina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:35:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:35:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/46830 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46830 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Renato Pustilnick. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, na modalidade de Ensino a Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Tem sido cada vez mais difícil para os professores do ensino médio acompanhar a velocidade de produção de conhecimento relacionado com a genética. Por esta razão, se faz necessária a utilização de práticas educativas que tornem os alunos aptos a conectar os estudos escolares ao contexto em que vivem e que facilitem o processo de aprendizagem dos conteúdos relacionados à genética. Os materiais didáticos são meios fundamentais e necessários para o processo de ensino e aprendizagem e os jogos didáticos tornam-se uma alternativa lúdica para auxiliar neste processo. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica para analisar os jogos como, instrumento para uma melhor compreensão da genética, usando conceitos básicos de genética a fim de diagnosticar o estabelecimento da associação/relação, da articulação e da sobreposição desses conceitos com os de áreas afins. Objetivando o aprendizado significativo dos alunos em sala de aula. Como método foi utilizado um levantamento bibliográfico da literatura existente sobre conteúdos das Ciências, Biologia e Genética, efetuado através da coleta e análise de trabalhos. Para esta análise foram consultadas fontes impressas e digitais, incluindo artigos científicos publicados. Foi elaborado com a finalidade de descrever métodos que servissem como instrumento para ser utilizado em sala de aula para uma melhor fixação dos conteúdos. Auxiliando assim no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos básicos da Genética. Concluindo assim que, a aplicação de jogos didáticos como metodologia para reforçar o aprendizado dos conteúdos teóricos vistos em sala de aula tem tido boa aceitação por parte de alunos e professores; o uso de metodologias ativas de ensino são ferramentas úteis no Ensino de Genética na Escola contemporânea, pois a utilização de tais práticas potencializa a exploração e a construção do conhecimento. Entende-se que o jogo deveria merecer um espaço e um tempo maior na prática pedagógica cotidiana dos professores. | - |
Formato: dc.format | 51 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genetica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Título: dc.title | A aplicação de jogos didáticos no ensino da genética : uma revisão bibliográfica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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