
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pustilnick, Renato | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Pavan, Laurentina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:36:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:36:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/46830 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46830 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Renato Pustilnick. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, na modalidade de Ensino a Distância. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Tem sido cada vez mais difícil para os professores do ensino médio acompanhar a velocidade de produção de conhecimento relacionado com a genética. Por esta razão, se faz necessária a utilização de práticas educativas que tornem os alunos aptos a conectar os estudos escolares ao contexto em que vivem e que facilitem o processo de aprendizagem dos conteúdos relacionados à genética. Os materiais didáticos são meios fundamentais e necessários para o processo de ensino e aprendizagem e os jogos didáticos tornam-se uma alternativa lúdica para auxiliar neste processo. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica para analisar os jogos como, instrumento para uma melhor compreensão da genética, usando conceitos básicos de genética a fim de diagnosticar o estabelecimento da associação/relação, da articulação e da sobreposição desses conceitos com os de áreas afins. Objetivando o aprendizado significativo dos alunos em sala de aula. Como método foi utilizado um levantamento bibliográfico da literatura existente sobre conteúdos das Ciências, Biologia e Genética, efetuado através da coleta e análise de trabalhos. Para esta análise foram consultadas fontes impressas e digitais, incluindo artigos científicos publicados. Foi elaborado com a finalidade de descrever métodos que servissem como instrumento para ser utilizado em sala de aula para uma melhor fixação dos conteúdos. Auxiliando assim no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos básicos da Genética. Concluindo assim que, a aplicação de jogos didáticos como metodologia para reforçar o aprendizado dos conteúdos teóricos vistos em sala de aula tem tido boa aceitação por parte de alunos e professores; o uso de metodologias ativas de ensino são ferramentas úteis no Ensino de Genética na Escola contemporânea, pois a utilização de tais práticas potencializa a exploração e a construção do conhecimento. Entende-se que o jogo deveria merecer um espaço e um tempo maior na prática pedagógica cotidiana dos professores. | - |
| Formato: dc.format | 51 p. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Genetica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Título: dc.title | A aplicação de jogos didáticos no ensino da genética : uma revisão bibliográfica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: