Controle interno : uma ferramenta capaz de assegurar a fidedignidade e integridade das rotinas em um escritório de contabilidade

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Autor(es): dc.contributorRosa Filho, Celso da, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em MBA em Auditoria Integral-
Autor(es): dc.creatorGuadanhim, Robson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:08:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:08:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/46801-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46801-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Celso da Rosa Filho.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em MBA em Auditoria Integral.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Devido a grande movimentação de documentos e informações em um escritório prestador de serviços contábeis é fundamental um sistema de controle interno bem elaborado e adequado ao tamanho da empresa. Nesse contexto o objetivo geral do estudo é de verificar no Escritório de Contabilidade ABC as atuais rotinas de controles internos utilizadas nos setores de Escrita Fiscal, Recursos Humanos e Contabilidade. Com o intuito de identificar possíveis falhas que estão degradando a qualidade dos serviços e propor possíveis melhorias que possam ser feitas com o objetivo de eliminar as falhas encontradas no decorrer do estudo. Concluiu-se que o principal ponto crítico do escritório é a falta de compromisso dos clientes em mandar a documentação de forma correta e dentro do prazo estipulado. No Setor de Escrita Fiscal outro ponto crítico, é que as atividades são realizadas por apenas um colaborador, sem revisões de outro e não existindo segregação de funções no setor. Já no Setor de Contabilidade o problema é grande rotatividade de funcionários, onde se perde muito tempo em cada vez que entra um funcionário novo. O Setor de Recursos Humanos pode ser considerado o mais adequado, demonstrando insatisfação apenas com a falta de compromisso dos clientes no envio da documentação. Com a implantação de um sistema de controle interno adequado a cada setor e atividade, é possível a realização das rotinas de maneira correta, onde as informações dos documentos sejam transcritas com veracidade e de forma não alterada, evitando erros e desperdício de tempo. Com isso é evitado muitas vezes o retrabalho de erros encontrados mais adiante, proporcionando qualidade aos serviços desde as atividades iniciais. Foram feitas algumas recomendações para a empresa objeto do estudo, com o propósito de corrigir os erros encontrados, de maneira que as atividades possam ser feitas com mais eficiência e eficácia. Porém, qualquer alteração na estrutura de um sistema de controles internos deve ser considerada o porte e quantidade de serviços demandados na organização.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : Due to the great movement of documents and information in a provider office accounting services is essential to have a well-designed and suitable for the size of the company's system of internal control. In this context, the general objective of the study is to check the ABC Accounting Office's current internal control routines used in Fiscal sectors Writing, Human Resources and Accounting. In order to identify possible failures that are degrading the quality of services and propose possible improvements that could be made with the goal of eliminating failures in the course of the study. It was concluded that the main critical point of the office is the lack of commitment of customers to send the documentation accurately and within the time specified manner. Sector Fiscal writing another critical point is that the activities are performed by a single employee without revisions and there is no other segregation of duties in the sector. You Accounting industry the problem is high turnover of employees, where much time is lost in each time you enter a new employee. The Department of Human Resources may be deemed more appropriate, demonstrating just dissatisfaction with the lack of commitment of customers in the shipping documentation. With the implementation of an adequate system of internal control to each sector and activity, it is possible to perform the routines correctly, where the document information to be transcribed with accuracy and unmodified form, avoiding mistakes and wasted time. With this is often avoided rework of errors found later, providing quality services since the early activities. Some recommendations for the company object of the study were made with the purpose of correcting errors found, so that activities can be done more efficiently and effectively. However, any change in the structure of a system of internal controls should be considered the size and quantity of services demanded in the organization.-
Formato: dc.format50 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAuditoria interna-
Palavras-chave: dc.subjectEscritórios de contabilidade-
Título: dc.titleControle interno : uma ferramenta capaz de assegurar a fidedignidade e integridade das rotinas em um escritório de contabilidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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