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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Vanisse Simone Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalheiro, Adriana Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:34:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:34:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46791 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46791 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Vanisse Simone Alves Corrêa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: No artigo analisamos brevemente o histórico das avaliações educacionais em larga escala no Brasil e suas influências na qualidade do processo de ensino nas últimas décadas. Nesse contexto, a pesquisa se insere na problemática que as avaliações externas se encontram, nos dias atuais, muito presentes no cotidiano das salas de aula, especificamente o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP), e interferindo diretamente nas práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. O objetivo é contribuir para a compreensão desse novo modelo de avaliação das escolas paranaenses, analisando em que medida o SAEP tem atingido seus objetivos na reorganização da prática pedagógica e o que podemos perceber de mudanças significativas, na escola em estudo, advindas da análise desses resultados pela comunidade escolar. Assim, tendo clareza sobre qual é a finalidade das avaliações do SAEP na prática pedagógica, procuramos compreender como, no âmbito da aprendizagem dos alunos, os objetivos se cumprem, ou seja, quais são as consequências que trazem para a aprendizagem dos estudantes e a contribuição para a qualidade de ensino. O estudo, realizado num colégio estadual da cidade de São Miguel do Iguaçu (oeste do Paraná), concentrou-se no aprofundamento das ideias a respeito da avaliação externa própria do Estado do Paraná (SAEP), objetivando caracterizar melhor essa política de gestão e descobrir indicações da sua eficácia e efetividade para o processo educativo. O estudo se fundamenta teoricamente em vários autores, entre eles Demo (2000), Alavarse, Bravo e Machado (2013) e Santos, Dourado e Oliveira (2007). Os dados empíricos foram angariados a partir de 24 entrevistas ofertadas ao diretor, aos pedagogos e a todos os professores das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 3º ano do Ensino Médio. O estudo concluiu que 100% dos educadores entrevistados acreditam que, após a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica Paranaense, nada mudou em relação à qualidade de ensino e 100% deles não conhece na escola nenhuma política pública implementada a partir dos dados do SAEP. | - |
Formato: dc.format | [21] p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eficácia no ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Título: dc.title | O SAEP e as contribuições na busca pela qualidade de ensino | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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