
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Aurelino Mader | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Medicina do Trabalho | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Messimara Dias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46784 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46784 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Aurelino Mader Gonçalves. | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Medicina do Trabalho. | - |
| Descrição: dc.description | Artigo apresentado como trabalho de conclusão. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O assédio moral no trabalho é um fator de adoecimento do trabalhador. Define-se por uma conduta repetitiva. abusiva e intencional, de uma pessoa ou grupo de pessoas contra um colega de trabalho, com a intenção de desvalorizá-lo ou desqualificá-lo, comprometendo suas suas condições laborativas e colocando em risco sua integridade pessoal e profissional. Hoje, todos os estudiosos concordam que trata-se de uma violência no local de trabalho e, portanto, é causadorde aumento de absenteísmo e estresse laboral, além de ser muito relevante o índice de casos que chegam a suicídio. As pesquisas sobre o assunto são extremamente recentes, os dados são subnotificados, o desconhecimento dos profissionais de saúde sobre o tema é preocupante. Este levantamento bibliográfico visa compilar, apresentar dados e fornecer elementos sobre o assunto, buscando a melhor compreensão do mesmo, bem como servir de alerta para a necessidade de detectar-se precocemente a existência de relações disfuncionais, sensibilizando os profissinais da área de Saúde do Trabalhador para mais esse fator de risco e para a necessidade de seu estudo na nossa realidade. O papel do médico do trabalho é relevante na detecção do problema, sua prevenção e direcionamento quanto ao cuidado. A abordagem do tema se faz através do detalhamento sobre o conceito Mobbing, a magnitude desse problema no ambiente do trabalho, seu reconhecimento, suas consequências, para a Saúde do Trabalhador, a importância da instituição das terapêuticas e as possibilidades de prevenção. Espera-se, assim, sensibilizar os profissionais envolvidos com o tema da Saúde do Trabalhador, bem como, fornecer-lhes uma revisão sobre o assunto. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assédio moral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde do trabalhador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência no ambiente de trabalho | - |
| Título: dc.title | Mobbing : a violência psicológica como fator de risco para a saúde do trabalhador | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: