Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Katuta, Angela Massumi | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | - |
Autor(es): dc.creator | Wenceslau, Marcio Ney | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:50:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:50:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/46779 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46779 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Ângela Massumi Katuta. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : No ambiente urbano, a escola, além de outros meios de comunicação é responsável pela educação e transformação do individuo, consequentemente também da sociedade do qual faz parte, uma vez que haverá o repasse das informações adquiridas, gerando um sistema dinâmico e abrangente a todos. A educação não formal, isto é fora da sala de aula, torna-se uma experiência única de contato com a natureza podendo auxiliar nossos educandos a perceberem o mundo que os cerca, proporcionando um contato direto com o ambiente em que vive e suas relações existentes. A educação ambiental e os recursos do meio ambiente devem ser assuntos abordados de forma investigativa, visando explorar individualmente de forma aprofundada a sua importância e características principais. O presente artigo traz dinâmicas diferenciadas na aplicabilidade da Educação Ambiental com os conteúdos das disciplinas de Ciências e Biologia em áreas como Unidades de Conservações auxiliando os educadores em atividades extraclasses. Desta forma constituindo a educação ambiental numa forma abrangente de educação, propondo a atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente procurando introduzir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental visando organizar ações que possam contribuir para um ambiente sustentável. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : In the urban environment, the school, as well as other media is responsible for the education and development of the individual, hence also of the society to which he belongs, since there will be a transfer of information acquired, generating a dynamic and comprehensive system to everyone. Non-formal education, ie outside the classroom becomes a unique experience contact with nature taking our students see the world around them, providing a direct contact with the environment in which it lives and their relationships. Environmental education and environmental resources must be addressed in investigative matters, aiming individually explore in depth the importance and main characteristics. This paper presents the applicability of dynamic differentiated Environmental Education with the disciplines of science and biology in areas such as conservations units assisting teachers in Afterschool program. Thereby constituting environmental education in a comprehensive form of education, proposing to reach all citizens, through a continuing participatory learning process in the student seeking to introduce a critical awareness of environmental issues, their percentage of fault and actions that can contribute to an environment healthily sustainable. | - |
Formato: dc.format | 24 p. : il., mapas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | O uso das unidades de conservação como laboratório vivo na aplicabilidade de atividades relacionadas à educação ambiental nas disciplinas de ciências e biologia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: