Mensuração do desempenho de marketing : um estudo exploratório acerca do alinhamento entre indicadores de desempenho departamental e organizacional

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Autor(es): dc.contributorMay, Marcia Ramos, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócios-
Autor(es): dc.creatorBezerra, José Fabio Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:49:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:49:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/46727-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46727-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Márcia Ramos May-
Descrição: dc.descriptionArtigo (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em MBA em Inteligência de Negócios-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Indicadores de marketing são utilizados para justificar as ações do departamento de marketing ante os gestores organizacionais. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, sobre o estado da arte na mensuração de desempenho de marketing. Evidenciou-se que o uso de indicadores financeiros para a mensuração do desempenho de marketing é o mais disseminado. Os indicadores financeiros são orientados para mensurar ações no curto prazo, enquanto outros indicadores, como os de inovação e de equidade da marca são mais voltados para o longo prazo. O uso excessivo dos indicadores financeiros faz com que o caráter das decisões de marketing para o longo prazo se desvaneça, impedindo uma avaliação judiciosa dos investimentos em marketing feitos pelos gestores da organização. A utilização de métricas financeiras e não financeiras traz vantagens significativas para a organização, e as empresas que possuem um sistema de mensuração de desempenho de marketing possuem desempenho superior em relação à concorrência.-
Formato: dc.format24 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores-
Palavras-chave: dc.subjectPadrões de desempenho-
Título: dc.titleMensuração do desempenho de marketing : um estudo exploratório acerca do alinhamento entre indicadores de desempenho departamental e organizacional-
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