Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pagnan, Nina Amalia Brancia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Cezar da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:40:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:40:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/46671 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46671 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Nina Pagnan. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, modalidade Ensino a Distância. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo tem como questão central a análise das ocorrências interativas que os alunos surdos estabelecem com seus professores, intérpretes e ouvintes na disciplina de Biologia, ensino de Genética na educação básica. Para tanto, foi aplicado questionário junto a 106 entrevistados, entre docentes, intérpretes e discentes do Ensino Médio, para analisar as dificuldades de comunicação e interação relatadas pelos professores e intérpretes e como tem se dado à inserção dos alunos surdos em sala de aula, onde a maioria são ouvintes. Por meio dos resultados obtidos percebe-se que os professores sentem necessidades de mais informações, orientações de especialistas, cursos e preparação, para enfrentar o desafio de ensinar Genética a alunos com surdez, mesmo com a presença de intérprete. Um outro fator a se considerar é a própria reação do aluno surdo e ouvinte ao interagir, sua sociabilidade, comunicabilidade, nível de atenção e ritmo ao desempenhar as atividades propostas já que muitas vezes , os intérpretes tem dificuldade de entender os conceitos genéticos para assim poder atingir as FPS - Funções Psicologicas Superiores. | - |
Formato: dc.format | 42 p. : tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genetica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Formação de professores | - |
Título: dc.title | Ensino da genética, como inclusão para alunos surdos na educação básica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: