Ensino da genética, como inclusão para alunos surdos na educação básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPagnan, Nina Amalia Brancia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorSilva, Cezar da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:40:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:40:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/46671-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46671-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Nina Pagnan.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, modalidade Ensino a Distância.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo tem como questão central a análise das ocorrências interativas que os alunos surdos estabelecem com seus professores, intérpretes e ouvintes na disciplina de Biologia, ensino de Genética na educação básica. Para tanto, foi aplicado questionário junto a 106 entrevistados, entre docentes, intérpretes e discentes do Ensino Médio, para analisar as dificuldades de comunicação e interação relatadas pelos professores e intérpretes e como tem se dado à inserção dos alunos surdos em sala de aula, onde a maioria são ouvintes. Por meio dos resultados obtidos percebe-se que os professores sentem necessidades de mais informações, orientações de especialistas, cursos e preparação, para enfrentar o desafio de ensinar Genética a alunos com surdez, mesmo com a presença de intérprete. Um outro fator a se considerar é a própria reação do aluno surdo e ouvinte ao interagir, sua sociabilidade, comunicabilidade, nível de atenção e ritmo ao desempenhar as atividades propostas já que muitas vezes , os intérpretes tem dificuldade de entender os conceitos genéticos para assim poder atingir as FPS - Funções Psicologicas Superiores.-
Formato: dc.format42 p. : tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão em educação-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos-
Palavras-chave: dc.subjectGenetica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Formação de professores-
Título: dc.titleEnsino da genética, como inclusão para alunos surdos na educação básica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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