Análise de livros didáticos do ensino médio : aspectos históricos, bioética e analogias no ensino de genética

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Autor(es): dc.contributorAlle, Lupe Furtado-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorFantachole, Dinny Katia Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:15:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:15:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/46642-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46642-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Dr ª Luppe Furtado Alle-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio,-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A genética como qualquer ciência tem sua evolução dada em um contexto histórico. É necessário entender que seus conceitos e aplicações foram e são influenciados pelos aspectos sociais, políticos e econômicos da atividade humana. Analisar os primórdios dessa fascinante ciência e perceber sua adaptação a diferentes momentos e culturas pode facilitar seu entendimento e torna-la ainda mais interessante. Mesmo sem registros que possam documentar questões de hereditariedade, a observação de transmissão de características já era observada desde os primeiros seres humanos. A domesticação de animais, a polinização cruzada de algumas plantas, a especulação sobre como o ambiente pode contribuir ou não na origem dos defeitos congênitos e toda teoria de formação do novo indivíduo, ou seja, questões que hoje podem ser respondidas pela ciência moderna estiveram sempre nos debates até mesmo filosóficos, sempre aguçando a curiosidade humana. Por essa razão e também por outra não menos importante, que é fato de que o conhecimento científico ou as tentativas de se chegar até ele pode ter um aspecto não belo, não de sucesso, mas sim de crueldades, de incontáveis perversidades e isso num passado recente, é que precisamos contextualizar e facilitar os conhecimentos da genética, abrir espaço pra discutir a ética, a Bioética e construir um saber coletivo crítico. Pensando nos educandos de escolas públicas do Estado do Paraná que recebem livros didáticos, nós educadores precisamos nos perguntar e analisar se esse material didático atende a estas questões apresentadas.-
Formato: dc.format34 p. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Título: dc.titleAnálise de livros didáticos do ensino médio : aspectos históricos, bioética e analogias no ensino de genética-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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