Estruturação do processo de compras de materiais indiretos : estudo de caso em empresa de revenda de veículos

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Autor(es): dc.contributorSantos, Adriana de Paula Lacerda, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Gestão de Suprimentos-
Autor(es): dc.creatorMarques, Celso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:19:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:19:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/46610-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46610-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof.° Adriana de Paula Lacerda Santos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Gestão de Suprimentos.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O setor de revenda de veículos apresenta um cenário altamente competitivo, entre marcas nacionais e importadas, nessa concorrência as empresas estão inovando em lançamentos de novos modelos com o intuito de conquistar o gosto dos consumidores brasileiros, com a concorrência acirrada e o consumo em queda faz-se necessário a redução nos custos possíveis em todas as áreas da organização visando manter a margem de lucro. Neste contexto, a pesquisa buscou propor uma estruturação do setor de compras de materiais indiretos para empresas de revenda de veículos. Esta proposta foi baseada em levantamento bibliográfico e estudos de caso. No levantamento bibliográfico foram analisados: a visão do setor de compras, compras centralizadas e descentralizadas, contratos de fornecimento, desenvolvimento de fornecedores e os custos de suprimentos, Os instrumentos de pesquisa utilizados para coletar os dados foram: entrevistas com a gerente responsável pelas filiais do grupo e analise documental do processo de compras das filiais a fim de conhecer o processo de compras utilizado na empresa. A função de compras vem ocupando uma posição cada vez mais importante dentro das organizações, à complexidade do processo de compras requer profissionais treinados e capacitados para realizar a escolha de fornecedores, elaborar contratos de fornecimento, definir por compras centralizadas ou locais. Concluiu-se que a concessionária estudada não possui um setor de compras estruturado e que não efetua as compras da forma mais rentável para a empresa e propõe-se a estruturação da área de compras através da centralização das negociações e fechamento de contratos de fornecimento onde as filiais fiquem responsáveis apenas por emitir as ordens de compra e enviar aos fornecedores. contratados.-
Formato: dc.format52 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEmpresas - Compras-
Palavras-chave: dc.subjectFornecedor-
Título: dc.titleEstruturação do processo de compras de materiais indiretos : estudo de caso em empresa de revenda de veículos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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