
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Frega, Jose Roberto, 1959- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócios | - |
| Autor(es): dc.creator | Setti, Alexandre, 1985 | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:18:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:18:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46600 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46600 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : José Roberto Frega | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Departamento de Administração Geral e Aplicada, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Inteligência de Negócios | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho apresenta a revisão bibliográfica de conceitos para a realização de um estudo de caso. Na sequência, visamos criar uma ferramenta gerencial para tomada de decisões, com foco nos indicadores mercadológicos de uma microempresa localizada em Curitiba, no estado do Paraná. Após a apresentação da empresa, alinhamos um diagnóstico sobre a atual situação da empresa, apontando um projeto de melhoria para os processos decisórios da empresa, com a criação de uma planilha de indicadores mercadológicos (KPI's). Apontamos a necessidade de investir no tema de controle de dados, atuando nos controles gerenciais como forma de consolidar seus produtos no mercado de atuação. Esses indicadores foram selecionados por meio de um estudo em conjunto com os gestores da empresa e literatura de diversos autores sobre as principais métricas de marketing. O objetivo final foi a criação de um dashboard que ajudará a empresa a tomar as decisões necessárias para alcançar seus objetivos. Nosso trabalho descreve como dados tratados podem gerar informações importantes para um plano de marketing, financeiro, projeções de vendas, compras, e assim por diante. Ainda como partes da composição deste projeto serão utilizadas revistas sobre o tema de métricas de marketing e anexos para propiciar o contato com a literatura já existente sobre o tema. | - |
| Formato: dc.format | [10], 38 p. : il., color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indicadores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa de mercado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Marketing - Processo decisório | - |
| Título: dc.title | Criação de ferramenta de business intelligence voltada para processos gerenciais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: