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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Alle, Lupe Furtado | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Ana Rita Bloch | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:03:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:03:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46599 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46599 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Drª. Lupe Furtado Alle | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho destina-se ao aprendizado de Genética de forma significativa, utilizando-se do software de autoria de uso livre – JClic, como instrumento lúdico ao aprendizado. Esta atividade aborda conteúdos que envolvem a ação genética na formação e manutenção do organismo humano, deixando também, uma vasta caminhada ao pensar em outros organismos vivos. Trata-se de uma atividade didática criada pelo educador, "conduzindo" a interpretação dos conteúdos pelo aluno que "brincando" com os seguintes jogos: completar palavras, jogo de memória, relacionar palavras e figuras, quebra-cabeças entre outros, venham a fortalecer a interpretação e compreensão para iniciação à genética. Entende-se que o lúdico (jogo) conduzirá o educando na apropriação dos conhecimentos, com ênfase nos conteúdos referentes à composição da célula animal: síntese proteica, estrutura do DNA, cromossomos, genes, mitose, meiose e constituição dos caracteres hereditários, que são os subsunçores para o conhecimento inicial à Genética. Nesse sentido, leva-o a refletir como esses caracteres se perpetuam de geração a geração, e a importância dos estudos de Mendel, chegando à interpretação destas Leis. A ideia do menor para o maior se pauta na estrutura molecular do DNA; a composição nos genes; formação dos cromossomos; troca de material genético na formação dos gametas e, por fim, o organismo como um todo se mantendo e se reproduzindo. Do menor para o maior intenciona deixar claro ao educando que geneticamente falando, somos o que está molecularmente em nossos genes. O lúdico está por conta do aplicativo JClic, que sequencialmente apresenta o "comando celular" do simples ao complexo e trabalha-se a célula animal que envolve parcialmente seu metabolismo, levando por fim à composição genética do ser humano e a transmissão dos caracteres hereditários. Os jogos elaborados pelo software JClic, serão planejados dentro do diagrama V, instrumento heurístico, como facilitador de uma aprendizagem significativa. O instrumento de avaliação final apresenta um relatório com o número de acertos e tentativas realizadas pelos educandos, o qual indicará se o JClic permite ao educando melhor compreensão a respeito da Genética. | - |
Formato: dc.format | 64 p. : il. algumas color., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | Do menor para o maior, software JCLIC : uma ferramenta de ensino-aprendizagem | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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