
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gandin, Rosangela Valachinski, 1974- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Milani, Natalia Ossoski | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:23:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:23:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46586 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46586 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof. Rosangela Valachinski Gandin | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo do trabalho consiste em buscar conhecimentos metodológicos para compreender como se constrói, executa e vivencia um Currículo Escolar que visa atender educandos oriundos do campo e da cidade, matriculados numa Instituição de Ensino Nucleada. A metodologia foi organizada em três etapas. A primeira correspondeu a avaliação diagnóstica, a segunda corresponde, respectivamente, a 22 horas aulas, organizadas em 08 encontros de atividades sobre o conteúdo "medidas agrárias", e a terceira etapa, diz respeito a avaliação somativa. Trinta estudantes da 3ª série do ensino médio participaram das atividades, que reúne 28 horas de trabalho. Como resultado foi obtido que a metodologia desenvolvida contribuiu com a aprendizagem e a formação dos estudantes, por isso, o conteúdo "medidas agrárias" passou a fazer parte do Plano de Trabalho Docente – PTD e se incorporou ao currículo da escola do campo nucleada, de forma a criar permanente diálogo entre o saber popular e o saber escolar | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The objective is to seek methodological knowledge to understand how to build , run and experiences a school curriculum that aims to meet students from the countryside and the city , enrolled in an educational institution seeded . The methodology was organized in three stages . The first corresponded to diagnostic evaluation , the second corresponds , respectively , to 22 hours classes , organized activities in 08 meetings over the content " agrarian measures " , and the third stage concerns the summative evaluation . Thirty students from the 3rd grade of high school participated in the activities , which includes 28 hours of work. The result was that this methodology contributed to the learning and teaching of students , so content " agrarian measures " became part of the Plan of Teaching Work - PTD and was incorporated into the school curriculum of the seeded field , so to establish permanent dialogue between popular knowledge and school knowledge | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo ([17] p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural - Curriculo | - |
| Título: dc.title | É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: