
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Luiz Everson da, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Castilho, Edna de Lourdes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:22:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:22:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46581 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46581 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof.Dr.Luiz Everson da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 13-15 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo no qual se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na construção e manutenção da vida. Os rápidos avanços tecnológicos viabilizaram formas de produção de bens com conseqüências indesejáveis que se agravam com igual rapidez. O presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo, apresentar os dados obtidos pela pesquisa bibliográfica sobre o desenvolvimento de práticas de preservação de meio ambiente nas séries inicias do ensino fundamental em escolas de Campo com a finalidade de obter subsídios para compreender as práticas pedagógicas e as dificuldades encontradas no âmbito escolar para trabalhar atividades relativas desta pesquisa. O artigo tem como método de abordagem teórica, o materialismo – histórico - dialético, que concebe que ao agir sobre a natureza que o cerca, o homem torna-se produtor e produto do meio, passando por um processo de transformação. Com a investigação realizada, pude perceber que se propõe um novo modelo de desenvolvimento, uma harmonização entre o desenvolvimento socioeconômico com a conservação do meio ambiente, a superação da pobreza, com a satisfação das necessidades básicas de alimentação, saúde e habitação. O meio ambiente é considerado um bem de uso comum do povo, razão pela qual a responsabilidade pela sua preservação não é somente do Poder Público, mas também de toda a coletividade. Por isso, o que importa na defesa deste direto fundamental é a vinculação Estado sociedade civil o que nos conduz a noção de solidariedade em torno do bem comum. A preservação dos recursos naturais é fundamental para a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações brasileiras. O primeiro passo é promover a conscientização ambiental da população, percebi que os professores, tem sim esse modo de pensar e também quanto a importância do seu papel na formação de cidadãos conscientes | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (15 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educaçao ambiental - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | O desenvolvimento de práticas de preservação do meio ambiente nas séries inicias do ensino fundamental em escolas de campo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: