O desenvolvimento de práticas de preservação do meio ambiente nas séries inicias do ensino fundamental em escolas de campo

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Autor(es): dc.contributorSilva, Luiz Everson da, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorCastilho, Edna de Lourdes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:22:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:22:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/46581-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46581-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof.Dr.Luiz Everson da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 13-15-
Descrição: dc.descriptionResumo: A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo no qual se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na construção e manutenção da vida. Os rápidos avanços tecnológicos viabilizaram formas de produção de bens com conseqüências indesejáveis que se agravam com igual rapidez. O presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo, apresentar os dados obtidos pela pesquisa bibliográfica sobre o desenvolvimento de práticas de preservação de meio ambiente nas séries inicias do ensino fundamental em escolas de Campo com a finalidade de obter subsídios para compreender as práticas pedagógicas e as dificuldades encontradas no âmbito escolar para trabalhar atividades relativas desta pesquisa. O artigo tem como método de abordagem teórica, o materialismo – histórico - dialético, que concebe que ao agir sobre a natureza que o cerca, o homem torna-se produtor e produto do meio, passando por um processo de transformação. Com a investigação realizada, pude perceber que se propõe um novo modelo de desenvolvimento, uma harmonização entre o desenvolvimento socioeconômico com a conservação do meio ambiente, a superação da pobreza, com a satisfação das necessidades básicas de alimentação, saúde e habitação. O meio ambiente é considerado um bem de uso comum do povo, razão pela qual a responsabilidade pela sua preservação não é somente do Poder Público, mas também de toda a coletividade. Por isso, o que importa na defesa deste direto fundamental é a vinculação Estado sociedade civil o que nos conduz a noção de solidariedade em torno do bem comum. A preservação dos recursos naturais é fundamental para a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações brasileiras. O primeiro passo é promover a conscientização ambiental da população, percebi que os professores, tem sim esse modo de pensar e também quanto a importância do seu papel na formação de cidadãos conscientes-
Formato: dc.format1 arquivo (15 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Escola-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao ambiental - Estudo e ensino-
Título: dc.titleO desenvolvimento de práticas de preservação do meio ambiente nas séries inicias do ensino fundamental em escolas de campo-
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