A utilização de histórias em quadrinhos no processo de ensino-apredizagem de conceitos referentes à genética mendeliana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSimão, Daiane Priscila-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorHonório, Ana Maria Zandrovski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:07:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:07:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/46574-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46574-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Daiane Priscila Simão-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho teve por finalidade a elaboração de um instrumento didático metodológico em forma de história em quadrinhos abordando conceitos relativos à Genética Mendeliana. O material foi aplicado aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Trajano Ehlke Pires (CECTEP), localizado na zona rural do município da Lapa/PR. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu em quatro etapas, a primeira consistiu na entrevista estruturada sobre as dificuldades enfrentadas no ensino da Genética Mendeliana pelos professores de Biologia atuantes na rede pública de ensino. A segunda caracterizou-se pela coleta de dados junto aos alunos do terceiro ano do CECTEP, a respeito de suas dificuldades de aprendizagem dos conceitos relacionados à Genética Mendeliana. A terceira etapa foi o desenvolvimento da história em quadrinhos e de um questionário teste. Após a elaboração, a história em quadrinhos foi submetida à apreciação dos professores entrevistados, que forneceram algumas sugestões para seu aperfeiçoamento como instrumento didático. A quarta etapa consistiu na aplicação do instrumento didático aos alunos do terceiro ano e a verificação de sua eficácia. A análise dos dados obtidos nestas etapas permitiu as seguintes conclusões: os professores enfrentam dificuldades para fazer com que os alunos compreendam conceitos abstratos, o número de instrumentos didáticos que tratam da Genética Mendeliana é pequeno e a maioria deles apresenta algum tipo de contratempo que dificulta sua utilização. Os estudantes relatam a dificuldade de aprendizado dos conceitos, reconhecem a importância da Genética para a sociedade, no entanto, a maioria deles não tem interesse pela Genética Mendeliana, pois a consideram muito abstrata. Neste sentido, a história em quadrinhos auxiliou na memorização e despertou interesse dos alunos, tornando a aula mais proveitosa.-
Formato: dc.format45 p. : il., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleA utilização de histórias em quadrinhos no processo de ensino-apredizagem de conceitos referentes à genética mendeliana-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.