Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Simão, Daiane Priscila | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Honório, Ana Maria Zandrovski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:07:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:07:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46574 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46574 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Daiane Priscila Simão | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho teve por finalidade a elaboração de um instrumento didático metodológico em forma de história em quadrinhos abordando conceitos relativos à Genética Mendeliana. O material foi aplicado aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Trajano Ehlke Pires (CECTEP), localizado na zona rural do município da Lapa/PR. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu em quatro etapas, a primeira consistiu na entrevista estruturada sobre as dificuldades enfrentadas no ensino da Genética Mendeliana pelos professores de Biologia atuantes na rede pública de ensino. A segunda caracterizou-se pela coleta de dados junto aos alunos do terceiro ano do CECTEP, a respeito de suas dificuldades de aprendizagem dos conceitos relacionados à Genética Mendeliana. A terceira etapa foi o desenvolvimento da história em quadrinhos e de um questionário teste. Após a elaboração, a história em quadrinhos foi submetida à apreciação dos professores entrevistados, que forneceram algumas sugestões para seu aperfeiçoamento como instrumento didático. A quarta etapa consistiu na aplicação do instrumento didático aos alunos do terceiro ano e a verificação de sua eficácia. A análise dos dados obtidos nestas etapas permitiu as seguintes conclusões: os professores enfrentam dificuldades para fazer com que os alunos compreendam conceitos abstratos, o número de instrumentos didáticos que tratam da Genética Mendeliana é pequeno e a maioria deles apresenta algum tipo de contratempo que dificulta sua utilização. Os estudantes relatam a dificuldade de aprendizado dos conceitos, reconhecem a importância da Genética para a sociedade, no entanto, a maioria deles não tem interesse pela Genética Mendeliana, pois a consideram muito abstrata. Neste sentido, a história em quadrinhos auxiliou na memorização e despertou interesse dos alunos, tornando a aula mais proveitosa. | - |
Formato: dc.format | 45 p. : il., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | A utilização de histórias em quadrinhos no processo de ensino-apredizagem de conceitos referentes à genética mendeliana | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: