Assimilando a síntese proteica com auxílio de jogo didático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlle, Lupe Furtado-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorZanutto, Alberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:34:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:34:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/46563-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46563-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Lupe Furtado Alle-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Os conhecimentos de genética apresentam relações com o contexto contemporâneo e multidisciplinar, que tem a necessidade de esclarecer a população a tomar conhecimentos deste assunto. A dupla hélice do DNA é a estrutura mais utilizada na mídia, porém grande parte da população não compreende a sua estrutura, como da sua replicação e a síntese das proteínas. A compreensão dos conceitos básicos é essencial para o conhecimento de novas tecnologias e pode ser facilitado pela inserção de recursos didáticos no processo ensino aprendizagem. Portanto, faz-se necessário buscar novos recursos didáticos que facilitem o processo de aprendizagem, principalmente, despertando o interesse dos alunos. Neste contexto, os jogos didáticos entram no cenário atual, pois são práticos, de fácil manipulação nas salas de aulas, tem um custo reduzido e promovem o processo de aprendizagem de uma maneira estimulante, desenvolvendo as relações sociais, a curiosidade e o desejo em adquirir mais conhecimento. Participaram desse trabalho alunos da disciplina de biologia do ensino médio do Colégio ESTADUAL CEEBJA CAMPO COMPRIDO, Curitiba. O intuito do jogo é discutir algumas formas de abordagem dos conteúdos, favorecendo o processo deensino- aprendizagem na perspectiva da cognição, motivação e da dialogicidade. Os possíveis resultados podem vir a apresentar a necessidade e diversificação de metodologias de ensino e de recursos que propiciem uma maior participação dos alunos no processo ensino aprendizagem e confirmem a importância da utilização de recursos simples como dispositivos educativos motivacionais. Os sujeitos envolvidos tendem a entender que participar do processo ensino aprendizagem potencializa a construção do conhecimento científico. .-
Formato: dc.format18 p. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titleAssimilando a síntese proteica com auxílio de jogo didático-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.