Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alle, Lupe Furtado | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Zanutto, Alberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:34:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:34:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46563 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46563 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. Dra. Lupe Furtado Alle | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Os conhecimentos de genética apresentam relações com o contexto contemporâneo e multidisciplinar, que tem a necessidade de esclarecer a população a tomar conhecimentos deste assunto. A dupla hélice do DNA é a estrutura mais utilizada na mídia, porém grande parte da população não compreende a sua estrutura, como da sua replicação e a síntese das proteínas. A compreensão dos conceitos básicos é essencial para o conhecimento de novas tecnologias e pode ser facilitado pela inserção de recursos didáticos no processo ensino aprendizagem. Portanto, faz-se necessário buscar novos recursos didáticos que facilitem o processo de aprendizagem, principalmente, despertando o interesse dos alunos. Neste contexto, os jogos didáticos entram no cenário atual, pois são práticos, de fácil manipulação nas salas de aulas, tem um custo reduzido e promovem o processo de aprendizagem de uma maneira estimulante, desenvolvendo as relações sociais, a curiosidade e o desejo em adquirir mais conhecimento. Participaram desse trabalho alunos da disciplina de biologia do ensino médio do Colégio ESTADUAL CEEBJA CAMPO COMPRIDO, Curitiba. O intuito do jogo é discutir algumas formas de abordagem dos conteúdos, favorecendo o processo deensino- aprendizagem na perspectiva da cognição, motivação e da dialogicidade. Os possíveis resultados podem vir a apresentar a necessidade e diversificação de metodologias de ensino e de recursos que propiciem uma maior participação dos alunos no processo ensino aprendizagem e confirmem a importância da utilização de recursos simples como dispositivos educativos motivacionais. Os sujeitos envolvidos tendem a entender que participar do processo ensino aprendizagem potencializa a construção do conhecimento científico. . | - |
Formato: dc.format | 18 p. : il. color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | Assimilando a síntese proteica com auxílio de jogo didático | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: