O papel das equipes interdisciplinares nos centros de sócioeducação e a reinserção social do adolescente infrator

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Autor(es): dc.contributorMenezes, Glauco Gomes de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal-
Autor(es): dc.creatorSilva, William Czluchas da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:37:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:37:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/46561-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46561-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Glauco Gomes de Menezes-
Descrição: dc.descriptionProjeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O projeto técnico tem por objetivo abordar os critérios discricionários utilizados pelas equipes interdisciplinares nos casos de adolescentes infratores que foram condenados à medida socioeducativa de internação junto ao Centro de Sócioeducação Fazenda Rio Grande, a fim de verificar se eles já estão aptos ou não a retornar ao convívio em sociedade e, possivelmente, sugerir ao judiciário a aplicação de medidas alternativas. A fundamentação teórica tem por base a revisão dos conceitos de discricionariedade e seus limitadores, a diferenciação entre crianças e adolescentes, a explicação das medidas socioeducativas aplicáveis aos menores infratores, mais precisamente com relação a medida de internação, e uma análise a respeito das equipes interdisciplinares e seu papel junto aos centros de socioeducação. A metodologia está pautada na revisão bibliográfica e na análise de documental, utilizados com o intuito de demonstrar os critérios adotados pela equipe interdisciplinar do Centro de Sócioeducação Fazenda Rio Grande ao examinar casuísticamente o grau de ressocialização dos adolescentes internados e suas possibilidades de reingresso ao convívio social. O objetivo principal é expor os critérios precisados para reabilitação do internado e identificar se, efetivamente, esses critérios são respeitados e eficientes. Realizou-se uma visita ao Centro de Sócioeducação Fazenda Rio Grande, onde o Diretor se dispôs a participar de uma entrevista semiestruturada respondendo os pontos que o presente trabalho pretendeu abordar. Os dados pesquisados demonstram que o CENSE apresentou uma estrutura adequada e condições dignas aos internos, a saber: uma boa alimentação; alojamentos com um número de internos de acordo com sua estrutura; oferta programas periódicos no horário de lazer; viabiliza a maior quantidade possível de cursos profissionalizantes; disponibiliza professores de ensino regular e, acima de tudo, melhora o índice de ressocialização para que os adolescentes não mais voltem a delinqüir. No entanto, mesmo com preocupações utópicas em outras unidades prisionais, o CENSE Fazenda Rio Grande apresenta algumas deficiências como a falta de alguns profissionais essenciais na equipe interdisciplinar e inexistência de capacitação periódica para os que estão atuando, bem como uma discrepância de entendimentos com o Judiciário no tocante ao processo de Sócioeducação, haja vista que é responsabilidade do CENSE Fazenda Rio Grande elaborar o laudo favorável à reinserção social do adolescente infrator, entretanto, cabe destacar que a decisão final será sempre do Juízo da Infância e da Juventude-
Formato: dc.format48 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes - Infrações-
Palavras-chave: dc.subjectReintegraçao social-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de prisões-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Título: dc.titleO papel das equipes interdisciplinares nos centros de sócioeducação e a reinserção social do adolescente infrator-
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