
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mazzardo Junior, Oldemar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Treinamento de Força e Hipertrofia | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Daniel Peterson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:38:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:38:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/46529 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46529 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Dr. Oldemar Mazzardo Jr. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Treinamento de Força e Hipertrofia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O principal índice da avaliação de performance de endurance é o consumo máximo de oxigênio (VO2máx.). Contudo existem evidências de que com o tempo o VO2máx venha se estabilizar, com subsequente melhora em índices submáximos, tais como a economia de corrida (EC). A EC é normalmente definida como a demanda de energia para uma determinada velocidade de corrida submáxima, e é determinada pela medida do consumo de oxigênio VO2 em estado estável. Para aperfeiçoar os índices associados à performance da endurance o treinamento aeróbio é o caminho mais utilizado. No entanto, recentemente, estudos de intervenção tem investigado os efeitos que fatores anaeróbios, mais especificamente o treinamento de força (TF), podem ter no desenvolvimento da performance de corredores. Foi realizada uma revisão conceitual de literatura, utilizando artigos científicos de revistas indexadas abordando o tema do treinamento de força na economia de corrida. A estratégia de pesquisa baseou-se numa combinação de quatro parâmetros de pesquisa: variável independente (economia de corrida), variável dependente (treinamento de força), população de interesse (corredores destreinados, moderadamente treinados e atletas de elite) e faixa etária (a partir de 18 anos) de ambos os sexos. A presente revisão, demonstra que o TF pode ser utilizado juntamente com o treinamento de endurance (TE) para melhorar a performance do atleta de corrida de fundo através de uma melhoria direta na EC. Também destacamos que a pliometria apresenta o maior número de estudos e os melhores resultados. | - |
| Formato: dc.format | 41 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Título: dc.title | O treinamento de força como intervenção na economia de corrida : uma revisão conceitual | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: