
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Seleme, Robson, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | - |
| Autor(es): dc.creator | Onnoda, Renato Toshiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:24:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:24:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/46326 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46326 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof. Dr. Robson Seleme | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 24/02/2017 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 73-76 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Tecnologia e inovação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Umas das estratégias para suportar o fenômeno da customização em massa é a adoção das linhas de montagem multimodelos. Neste tipo de ambiente, para manter a produtividade, é importante analisar como cada peça será entregue ao operador da montagem. Para assegurar a peça correta, na quantidade certa, para o modelo certo, no tempo correto é necessário definir um método de abastecimento corretamente. Este estudo exploratório têm como objetivo propor um método para a tomada desta decisão. Iniciou-se por um levantamento sistemático na literatura científica para caracterizar os métodos de abastecimento de linhas de montagem. Seguido por três estudos de caso e a aplicação de um método de decisão multicritério para estruturar esta proposta. O principal achado desta pesquisa é que as necessidades do espaço da borda de linha se sobrepõe as características logísticas presentes na planta. Por meio desta conclusão, o método proposto iniciase com a classificação pelo tamanho das peças, do espaço que ele ocupa e das dificuldades de manuseio ao operador na linha de montagem, seguido pelas características do consumo e pelas características das rotas de abastecimento para por fim definir que o abastecimento deva ser sequenciado, em kits, ou kanbans. O método assim proposto foi aplicado em um estudo de caso onde resultados foram obtidos e analisados. Pelo ponto de vista acadêmico este estudo contribui na evolução do conhecimento em uma área limítrofe entre os estudos de linhas de montagem e os estudos de logística. Palavras Chave: Linhas de Montagem, Logística, Abastecimento de linha de montagem, abastecimento de peças, apresentação de peças | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: One of the strategies to cope the mass customization is adoption of muti model mix assembly lines. In this environment, keeping the productivity, the important issue is how the operator receive the parts needed to assembly each different model. The right part, for the right model, in the right quantities and time, needs a right selection of line feeding methods. This exploratory research proposes a method to making this decision. This study start with a systematic review of scientific papers in order to summarise the different methods for feed the assembly line. Follow the three studies of cases and a multi criteria method applied to structure this purpose. The main finding of this study is a conclusion that the restrictions of line side assembly spaces were mandatory over logistics conditions. Aimed by this conclusion, the method purposed here starts with the size of piece, follow by characteristics of consumption and the last characteristics of internal routes and supermarkets, in order to define between sequenced deliveries, kitting or kanban in line side. The method of parts classification method suggested is applied through a case and productive gains was obtained. In the academic point of view, this study contributes to raise the knowledge about this mixed area. Interface between assembly lines and logistics studies. Key words: assembly lines, logistics, line feeding, parts feeding, parts presentation | - |
| Formato: dc.format | 76 f. : il. grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Logística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Peças de maquinas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodos de linha de montagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Título: dc.title | Método para seleção de modos de abastecimento de linhas de montagem multimodelo : um estudo multicaso | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: