Modelo de otimização para o problema de escalonamento dos motoristas de caminhão com base na regulamentação brasileira

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPécora Junior, José Eduardo, 1976--
Autor(es): dc.contributorScarpin, Cassius Tadeu, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção-
Autor(es): dc.creatorCyganczuk, Marilyn de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:25:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:25:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/46304-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46304-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Eduardo Pécora Junior-
Descrição: dc.descriptionCoorientador : Prof. Dr. Cassius Tadeu Scarpin-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Defesa: Curitiba, 23/02/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 69-71-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração-
Descrição: dc.descriptionResumo: Considerando a grande quantidade de restrições devido à regulamentação da jornada de trabalho estabelecida pela Lei nº 13.103/2015, de 02 de março de 2015, as empresas e os profissionais de transporte de carga devem se adequar as novas regras e para isto devem criar escalas de trabalho que considerem estas restrições. Esta pesquisa tem como objetivo propor um modelo matemático para criar e atribuir escalas de serviço aos motoristas de caminhão respeitando as restrições trabalhistas e operacionais. Assim, este estudo se propõe a contribuir para as decisões no nível operacional da gestão da programação do transporte rodoviário de cargas, otimizando o percurso percorrido e determinando a minimização do tempo de viagem. O modelo proposto foi implementado computacionalmente e o software utilizado para a modelagem matemática foi o IBM ILOG CPLEX Optimization Studio 12.6. Os resultados obtidos nos testes realizados mostram que o modelo proposto reage adequadamente, tanto no que se refere aos locais de pernoite e refeição, como dos locais em que as paradas deverão ser realizadas. Os resultados obtidos indicam, ainda, que as soluções de mínimo tempo de condução para percorrer a rota podem ser encontradas com baixo tempo computacional, com 25 pontos a média de tempo de resolução foi de 0,37 segundos e para 200 pontos a média foi de aproximadamente 23 minutos. Palavras-chave: Escalonamento, motoristas de caminhão, Lei nº 13.103/15.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Considering the great amount of restrictions due to the regulation of the working day established by Law nº 13.103/2015, of March 2, 2015, companies and professionals of load transportation must adapt the new rules and for this they must create scales of consider these restrictions. This research aims to propose a mathematical model to create and assign service scales to truck drivers respecting labor and operational restrictions. Thus, this study proposes to contribute to the decisions at the operational level of the management of road freight transport scheduling, optimizing the route traveled and determining the minimization of travel time. The proposed model was implemented computationally and the software used for mathematical modeling was the IBM ILOG CPLEX Optimization Studio 12.6. The results obtained in the tests performed show that the proposed model reacts adequately, both for overnight and meal places, and for the places where the stops should be performed. The obtained results also indicate that the solutions of minimum driving time to travel the route can be found with low computational time, with 25 points the mean resolution time was 0.37 seconds and for 200 points the average was of approximately 23 minutes. KEYWORDS: Scheduling, truck drivers, Law nº 13.103/15.-
Formato: dc.format86 f. : il. algumas color., tabs., grafs., maps.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharias-
Palavras-chave: dc.subjectMotoristas-
Palavras-chave: dc.subjectArmazenamento e transporte de cargas-
Palavras-chave: dc.subjectCondições de trabalho - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleModelo de otimização para o problema de escalonamento dos motoristas de caminhão com base na regulamentação brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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